Quarta-feira, 1 de maio de 2024
informe o texto

Notícias | Mato Grosso

Líder de Mendes diz que PEC que mexe em aposentadoria é ilegal

O deputado Dilmar Dal'Bosco disse que a proposta não apresenta impacto financeiro

18/11/2022 | 06:47

Mídia News

Líder de Mendes diz que PEC que mexe em aposentadoria é ilegal

Líder do Governo da Assembleia Legislativa, o deputado Dilmar Dal'Bosco

Foto: Reprodução

Líder do Governo da Assembleia, o deputado Dilmar Dal'Bosco (União) afirmou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos aposentados é inconstitucional e não dever ser votada. 

A proposta, que está em tramitação no legislativo, altera a taxação dos aposentados e pensionistas do Estado. A medida deixa isento de contribuição previdenciária os aposentados e pensionistas que recebem até R$ 7 mil. 

“É inconstitucional, a Assembleia não tem essa prerrogativa. Não pode, em cima de uma lei, fazer esse desconto. Tem que ser passado por um conselho, tem que vir a mensagem do Governo”, afirmou nesta quarta-feira (16). 

O secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, já havia criticado a proposta, pois, segundo ele, caso a PEC seja aprovada na Assembleia irá “destruir” a Reforma da Previdência que foi feita no Estado. 

Dilmar também se posicionou contra o texto alegando haver “ilegalidades” e “vícios”, além da proposta não mostrar qual impacto financeiro a alteração causará sobre a previdência. 

“Nós vemos ilegalidades. Juridicamente não passa, porque tem vício de iniciativa, vício formal, é inconstitucional apresentar pela Assembleia", afirmou. 

Estudos 

A Mesa Diretora da Assembleia se reunirá com a equipe técnica da previdência para tratar sobre a PEC e falar sobre impacto que ela pode representar aos cofres públicos. 

Dilmar afirmou que a decisão final não será apenas da Casa e terá participação do Conselho da Previdência, do Ministério Publico do Estado, do Tribunal de Contas do Estado e do Governo.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet