Escola Municipal Agamenon realizou, na noite de quinta-feira (1), um evento com pais, alunos e equipe gestora, o qual lançou o prato típico da escola, como finalização de um projeto que teve participação de instituições do Brasil inteiro.
Orgulhoso do resultado, o Prefeito Ronio Condão agradeceu o empenho dos profissionais da educação e dos pais, que tanto incentivaram os filhos como acabaram incentivados por eles. O prefeito ressaltou, ainda, que projetos como esses sempre serão destaques durante a gestão.
Em entrevista, o diretor Cícero Romão, disse que o projeto reuniu diversas áreas da sociedade, em especial da agricultura familiar. Os estudantes puderam compreender o processo desde o momento em que os alimentos são plantados e cultivados até o consumidor final: as famílias.
Ainda segundo Cícerto, existe uma grande expectativa de o prato escolhido através de votação – carreteiro com pequi – seja votado e aprovado em um projeto de lei enviado à Câmara de Vereadores de Confresa, para se tornar o prato típico da cidade de Confresa, que ainda não possui nenhum devido à miscigenação de pessoas.
O Projeto do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação – FNDE – tem o intuito de fomentar hábitos saudáveis nos estudantes de escolas públicas do país. A escola de Confresa se inscreveu e, já na 1ª etapa, ficou entre as 5 melhores escolas do país no tema.
Uma das tarefas foi lançar um prato típico da escola, ressaltou a Coordenadora Pedagógica Fábia Conrado, e para isso, os alunos precisaram aprender diversas coisas, o que fez com que eles buscassem hábitos mais saudáveis, e como resultado, acabam cobrando seus pais sobre a comida que entra em casa.
A nutricionista Ana Laura Marchi afirmou que esse tipo de projeto tem o intuito de mostrar a alimentação adequada e com alto valor nutricional para que a obesidade seja combatida, visto que, se desde bem novos os brasileiros se alimentarem melhor, o Sistema Único de Saúde (SUS) não terá tantos casos de obesidade e outras doenças ligadas a má alimentação.
Ludiana Barros, Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação que acompanhou todo o projeto, afirmou que o projeto levou os pais para a escola e uma formação diferenciada aos professores, que puderam trabalhar vários temas com seus alunos.