Sexta-feira, 3 de maio de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Ex-aluno da Escola Militar de Confresa é aprovado no ITA e IME, dois dos vestibulares mais concorridos do país

O ex-aluno chegou a ser aprovado outras instituições militares, como a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e Academia da Força Aérea (AFA)

15/12/2022 | 11:21 - Atualizada em 15/12/2022 | 11:24

Redação Olhar Alerta com Thaísa Santana

Ex-aluno da Escola Militar de Confresa é aprovado no ITA e IME, dois dos vestibulares mais concorridos do país

O ex-morador de Confresa e ex-aluno da Escola Militar Tiradentes Cabo José Martins de Moura, William Daniel da Paz Ferreira

Foto: Reprodução

O ex-morador de Confresa e ex-aluno da Escola Militar Tiradentes Cabo José Martins de Moura, William Daniel da Paz Ferreira, de 18 anos, foi aprovado nos vestibulares do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar do Exército (IME), dois dos vestibulares mais difíceis e mais concorridos do Brasil.

Conforme apurou o site Olhar Alerta, Daniel se formou na instituição de ensino de Confresa no ano de 2020 prestou os vestibulares para o curso de engenharia. 

Em entrevista, o ex-aluno, que é natural de São Félix do Araguaia, disse que a Escola Militar foi essencial “especialmente para o desenvolvimento de um interesse pelo universo militar, que fez com que eu viesse a procurar tais cursos ao invés de outras universidades civis”.

Daniel utilizou seus dois anos após formado no ensino médio para se preparar para os vestibulares e chegou a ser aprovado outras instituições militares, como a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e Academia da Força Aérea (AFA).

Ele ainda não decidiu para qual das duas universidades irá, nem qual engenharia cursará, visto que os dois primeiros anos são gerais e, a partir do 3º ano, o graduando escolhe em qual irá se especializar.

O ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição de ensino federal e pública vinculada ao Comando da Aeronáutica, criada em 1950, pensada pelo Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho. A instituição está localizada em São José dos Campos-São Paulo e é referência na oferta de cursos na área de Engenharias.

Considerado um dos mais difíceis do país, o processo seletivo para ingresso no ITA passou por algumas mudanças em 2018. Sendo realizado uma vez ao ano, o vestibular conta com Exame de Escolaridade e Inspeção de Saúde. 

O Exame de Escolaridade passa a ter duas fases: objetiva e dissertativa. Na primeira etapa, aplicado em apenas um dia, os vestibulandos devem responder 70 questões objetivas de Física, Português, Inglês, Matemática e Química.

A segunda fase das provas teóricas será aplicada para os aprovados na primeira. Neste caso, serão dois dias de provas: 

1º Dia: 10 questões discursivas de Matemática e 10 de Química

2º Dia: 10 questões discursivas de Física e uma Redação

Os candidatos aprovados nas primeiras fases serão submetidos ainda à 3ª etapa do processo seletivo que consta de uma avaliação física, feita por meio de exames médicos descritos no edital. Esses exames deverão atestar que eles possuem boas condições físicas, porque todos os estudantes do ITA deverão cursar, no primeiro ano de ingresso, o Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR).

O IME

Criado em 1792, a partir do decreto da D. Maria I, então rainha de Portugal, o Instituto Militar de Engenharia (IME) é uma instituição pública ligada ao Exército Brasileiro que oferta cursos superiores na área de Engenharia. O IME é a terceira escola de engenharia mais antiga do mundo e a primeira das Américas. 

O instituto, que passou por diversas mudanças e nomes até chegar ao que é hoje, nasceu com objetivo formar oficiais de armas e engenheiros, mas apenas em 1964 começou a ser aceita admissão de civis. Ao final do curso era concedida a condição de oficial reserva. A participação feminina foi aceita somente 33 anos depois, em 1997.

O Concurso de Admissão do IME é constituído por três etapas de exames, sendo a primeira o Exame Intelectual (EI), que acontece durante cinco dias consecutivos, quando os candidatos são condicionados a provas objetivas e discursivas sobre as matérias ministradas no ensino médio. Os aprovados passam pela segunda fase, a Inspeção de Saúde (IS), e somente os candidatos aptos realizam a terceira e última epata, o Exame de Aptidão Física (EAF).

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Prof Ana Cristina M. Melo 15/12/2022 | 20:14

    Parabéns ao jovem pela dedicação, muito estudo e persistência!!!!!! A Família por sempre apoiá-lo. Filho de São Félix do Araguaia...o estudo é cumulativo e colhe-sd sempre bons frutos!!!!!

 
Sitevip Internet