Sexta-feira, 3 de maio de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Deputados são diplomados; Janaina pede pacificação do País

Mais votada, deputada estadual do MDB falou em nome da AL e citou número de mulheres eleitas

16/12/2022 | 08:44

Redação

Deputados são diplomados; Janaina pede pacificação do País

A deputada estadual Janaina Riva, mais votada da última eleição em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Os 24 novos deputados estaduais foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), na noite desta quinta-feira (15). A deputada Janaina Riva (MDB), por ter sido a mais votada, foi quem falou em nome da Assembleia e pediu a pacificação do País. 

Em um discurso de quase cinco minutos, a parlamentar disse que os próximos anos serão de responsabilidade e que é preciso unir o país novamente. Ela disse ser preciso respeito na política, independente de ser de esquerda ou direita. 

“Os nossos próximos quatro anos serão ainda de maior responsabilidade. Nosso País precisa de união, compaixão e de mais respeito ao próximo. Jamais vamos concordar em tudo, esquerda e direita, não precisam concordar, mas precisam se respeitar”, afirmou. 

“Que possamos ser a ponte para superar as divergências e que cada deputado eleito possa auxiliar na pacificação que o Brasil precisa. É nosso dever proteger a Constituição e garantir que cada Poder cumpra com a sua função. Cabe aos legislativos a arte de legislar e fiscalizar na velocidade que o Brasil precisa”, acrescentou. 

Ela ainda citou que a última eleição elegeu o maior número de mulheres na bancada federal de Mato Grosso, com dois nomes. E também citou o alto número de reeleições na Assembleia Legislativa, com apenas quatro derrotados. 

Os diplomados devem começar a atuar a partir de 1º de fevereiro de 2023, quando se inicia a 20ª legislatura. 

Leia a íntegra do discurso:

"Boa noite a todos! 

Cumprimento toda a mesa de autoridades em nome do desembargador Carlos Alberto da Rocha, presidente do Tribunal Regional Eleitoral e da excelentíssima presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Helena póvoas. Estendo o cumprimento a todos em nome do governador Mauro Mendes e do senador Wellington Fagundes.  Aproveito para cumprimentar os meus colegas da próxima legislatura e todos os eleitos, em nome da maior bancada feminina da história de Mato Grosso na Câmara Federal, que será composta pelas deputadas Amália Barros e Coronel Fernanda. 

Há quatro anos tive o prazer de discursar em nome dos deputados estaduais, representando o Poder Legislativo de Mato Grosso. Na oportunidade, falei sobre a necessidade de pacificarmos os Poderes, por conta do momento frágil que nosso Estado vivia. A economia estava comprometida, os salários atrasados, duodécimos acumulados e as políticas públicas inexistiam. 

Hoje, falo com a convicção de que todos fizeram a sua parte para que construíssemos um estado melhor. Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Assembleia Legislativa, cumpriram com o seu dever de fiscalizar, auxiliar, julgar e construir juntos com o governo do estado, um Mato Grosso estável e economicamente muito melhor do que encontramos. 

No findar desses quatro anos, entregaremos um novo estado de Mato Grosso. Prova disso, é a baixa renovação de deputados estaduais. Foram DEZOITO colegas reeleitos.

Quatro diplomados suplentes de deputados: Delegado Claudinei, Xuxu Dal Molin, João Batista e dr. Gimenez, somos gratos por todo trabalho prestado nos últimos quatro anos. Agradeço a todos que contribuíram participando das eleições em nome do amigo vereador Damiani, de Sorriso e da vereadora Valdenira, de Cáceres. 

Somos uma Assembleia diversa, representativa e democrática. Da região oeste, deputado Valmir Moretto. Da região Sul, temos os deputados Sebastião Rezende (nosso decano), Thiago Silva, Cláudio Ferreira, Nininho e Max Russi. Da região Norte, os deputados do Dilmar Dal Bosco, dr. João, Cattani e Barranco. Do Araguaia, o deputado dr. Eugênio. Da baixada cuiabana os deputados Botelho, Paulo Araújo, Wilson Santos, Diego Guimarães, Eliseu Nascimento, Fabinho, Júlio Campos, Faissal, Juca do Guaraná, Beto 2 a 1, Lúdio Cabral e Carlos Avalone. 

Por fim, eu, a única mulher, eleita pela terceira vez para mais um mandato. Por isso, dedico este diploma a cada uma das mulheres mato-grossenses. 

Especialmente àquelas que abdicaram de seus sonhos e seus planos num passado não tão distante onde nós não fazíamos parte da política. Sou a prova de que nós não só podemos, como devemos estar na política. Esse também é o nosso lugar. Aproveito que estou aqui para fazer deferência à todas as mulheres candidatas nestas eleições em nome da vereadora Edna, de Cuiabá e da nossa competente deputada federal Rosa Neide, com sua votação expressiva de mais de 124 mil votos. 

Os nossos próximos quatro anos serão ainda de maior responsabilidade. Nosso País precisa de união, compaixão e de mais respeito ao próximo. Jamais vamos concordar em tudo, esquerda e direita, não precisam concordar, mas precisam se respeitar! Que possamos ser a ponte para superar as divergências e que cada deputado eleito possa auxiliar na pacificação que o Brasil precisa. É nosso dever proteger a Constituição e garantir que cada Poder cumpra com a sua função. Cabe aos Legislativos a arte de legislar e fiscalizar na velocidade que o Brasil precisa.

Agradeço à minha equipe, pois ninguém chega a lugar algum sozinho! Ao meu partido MDB, especialmente ao presidente Carlos Bezerra por acreditar em minha candidatura. Obrigada à minha família, minha mãe Janete e meu pai José Riva (não foi dessa vez que quebrei seu recorde como você queria, quem sabe numa próxima. Meu pai fez mais de 94 mil votos e foi o mais votado proporcionalmente do Brasil três vezes) e meus irmãos Jéssica e Junior pelo apoio e suporte incondicional. 

Agradeço ao meu marido Diógenes, pela amizade e parceria (você representa todos os familiares que sofreram com nossa ausência no período eleitoral). Aos meus filhos Sophia, José Geraldo e Diógenes, amores da minha vida, por me impulsionarem no desafio de ser exemplo e referência. Meu sogro senador Wellington e minha sogra Mariene de Abreu Fagundes, obrigada por me acolherem como uma filha. 

Obrigada Mato Grosso pelos 82.124 votos. Hoje discursei não por ser a única mulher, mas por ser novamente a deputada mais votada de Mato Grosso, mostrando que para as mulheres falta apenas oportunidade, não capacidade. 

Continuarei lutando para que tenhamos mais mulheres representando àquelas que não são vistas e não têm voz. Principalmente, as que são brutalmente violentadas e mortas pelo simples fato serem mulher! 

Obrigada."

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet