Sábado, 27 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Deputados de MT assinam "superpedido" de impeachment de Lula

Documento cita declarações do presidente da República contra o senador Sérgio Moro

30/03/2023 | 09:09

Redação

Deputados de MT assinam

A deputada federal Amália Barros, que também assinou o documento

Foto: Reprodução

Um grande grupo de deputados federais, incluindo os mato-grossenses Amália Barros (PL) e Abílio Brunini (PL), assinaram nesta quarta-feira (29) o que  já está sendo chamado de "superpedido" de abertura de processo de impeachment contra o presidente Lula (PT).  

Na argumentação da denúncia, consta crime de responsabilidade por “ameaça e coação a um representante da nação, membro do Poder Legislativo” e “desvio da função de Presidente da República”, por declarações dadas por Lula contra o senador Sérgio Moro (União/PR) no dia 21 de março deste ano, durante uma entrevista ao Portal Brasil 247. 

O documento levanta a hipótese de revanchismo de Lula contra o senador, ao citar, dentre outros, trecho da entrevista onde o presidente fala: “De vez em quando ia um procurador, de sábado ou de semana, para visitar, ver se estava tudo bem. Entravam três ou quatro procuradores, e perguntavam ‘tá tudo bem?’ e [eu respondia] ‘não tá tudo bem, só vai estar bem quando eu foder [sic] esse Moro”.

O pedido foi formalizado, inicialmente, pelos deputados Luis Phillippe de Orleans e Bragança, Carlos Jordy, Zé Trovão, Gilson Marques, Maurício Marcon e Paulo Bilynskyj, e recebeu assinaturas de diversos outros deputados da oposição, como a própria Amália Barros, além de Júlia Zanatta, Nikollas Ferreira, André Fernandes, Deltan Dellagnol, Luciano Zucco e Marcel Van Hattem. 

A denúncia cita ainda que, ao perceber o que havia falado, Lula pediu aos jornalistas que cortassem a palavra de baixo calão.  

“Com ou sem esta palavra, já estaria configurado o crime de responsabilidade do Presidente naquele momento por ameaça a representante da nação. A revelação das reais intenções revanchistas do Presidente ao assumir novamente o poder veio nas seguintes palavras, proferidas pelo mandatário: ‘Eu tô aqui para me vingar dessa gente’, eu falava todo dia que eles entravam lá, ‘se prepare que eu vou provar’ (sic)” , consta no pedido. 

Para Amália Barros, esse tipo de declaração desestabiliza o país, na medida em que “mancha de ódio e personaliza todas as decisões do Chefe de Estado e de Governo brasileiro, ferindo os princípios básicos de impessoalidade da administração pública e demonstrando um flagrante desvio de função”, comentou. 

Com base na Lei 1.079/50, conhecida como Lei do Impeachment, os deputados dizem que o trecho da fala do Lula indica um comportamento que fere especialmente o livre exercício dos poderes.  

“Ao trazer o Art. 6º da mesma Lei, discorreram que houve crime de responsabilidade também porque Lula utilizou-se de “ameaça contra algum representante da Nação para afastá-lo da Câmara a que pertença ou para coagi-lo no modo de exercer o seu mandato, bem como conseguir ou tentar conseguir o mesmo objetivo mediante suborno ou outras formas de corrupção", citou o pedido de impeachment.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet