Segunda-feira, 29 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Mato Grosso

TCU quer usar exemplo de MT em outras "concessões frustradas"

Em evento no TCE, presidente do TCU analisou que Mendes teve coragem ao fazer proposta

13/05/2023 | 08:53

Mídia News

TCU quer usar exemplo de MT em outras

O presidente do TCU, ministro Bruno Dantas

Foto: Reprodução

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, classificou como “inovadora” a decisão do governador Mauro Mendes (União) em assumir a concessão da BR-163, em Mato Grosso. 

Dantas foi o relator do processo que permitiu a transferência do controle acionário da Rota do Oeste para o MTPAR. Os investimentos totais, em oito anos, devem ser em torno de R$ 7,5 bilhões. 

Em conversa com a imprensa na manhã desta sexta-feira (12) em Cuiabá, o ministro afirmou que o TCU vai tentar reproduzir a iniciativa em outras estados que possuem concessões fracassadas. 

Dantas veio à Capital mato-grossense para participar do seminário “Eficácia das Decisões dos Tribunais de Contas”, realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). 

“Esse foi um projeto pioneiro. Na verdade, nós tínhamos uma concessão fracassada, em que a empresa privada que administrava a concessão estava falida e não tinha condições de fazer os investimentos, as duplicações necessárias”, disse. 

“Eu considerei uma iniciativa inovadora, muito interessante e nós estamos tentando reproduzi-la em outras concessões igualmente frustradas”, acrescentou. 

O ministro ainda ressaltou a coragem de Mendes de dar uma solução para os problemas da rodovia.  

“O governador Mauro Mendes numa ação muito enérgica, muito corajosa, e com os olhos voltados para os interesses da população de Mato Grosso, levou a Brasília a proposta do Estado assumir essa rodovia que é crucial para a população de Mato Grosso e para o escoamento da produção”, disse. 

“Ele conseguiu convencer os órgãos federais de que seria útil e bom para o interesse público essa transferência do controle da empresa privada para uma estatal de Mato Grosso”, finalizou.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet