Segunda-feira, 29 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Mato Grosso

Governo de MT apresenta potencialidades do Estado ao embaixador do Brasil na China

De 2021 a 2022, as exportações em relações comerciais com os chineses tiveram um crescimento de 58,9%

16/05/2023 | 06:37

Redação

Governo de MT apresenta potencialidades do Estado ao embaixador do Brasil na China

Secretário da Sedec-MT, César Miranda, o presidente do Imac-MT, Caio Penido, o embaixador do Brasil na China, Marcos bezerra Abbott Galvão e outros diplomas, em Chaoyang District, na China

Foto: Reprodução

Para fortalecer as relações comerciais entre Mato Grosso e China, o Governo de Mato Grosso apresentou, nesta segunda-feira (15), ao embaixador do Brasil na China, Marcos bezerra Abbott Galvão, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), o passaporte verde, as ações de sustentabilidade e os investimentos realizados nos últimos anos.

A visita ocorreu em Chaoyang District, na China.

Durante o encontro, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e o presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac- MT), Caio Penido, apresentaram ao embaixador Marcos Galvão os avanços do Estado em infraestrutura, as potencialidades do agronegócio sustentável e o que o setor tem feito para controlar os critérios socioambientais nas fazendas fornecedoras de animais. 

A China é o maior parceiro comercial de Mato Grosso. De 2021 a 2022, as exportações em relações comerciais com os chineses tiveram um crescimento de 58,9%. 

A soja é o produto mais adquirido pelos chineses, o equivalente a 74% do total. Já a carne corresponde a 17%. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Comex Stat).

O secretário César Miranda contou que a apresentação sobre os investimentos e o atrativo cenário do Estado para o embaixador fortaleceu ainda mais a parceria comercial entre os dois países. 

“A reunião foi muito produtiva. Nós falamos do passaporte verde, de todas as políticas de incentivo de redução de carbono, da recuperação econômica do Estado, dos investimentos que o Governo de MT está fazendo em infraestrutura. Mostramos também os números da nossa produção agropecuária e os programas de incentivos fiscais. O embaixador na China, Marcos Galvão, achou muito interessante ter acesso a esses dados. Segundo ele, isso aumenta ainda mais as parcerias comerciais entre Brasil e China”, explicou o secretário.

Os representantes de MT destacaram ao embaixador que Mato Grosso é o Estado que mais produz e também o que mais preserva, com registro de 85% de redução de desmatamento ilegal nos último 20 anos. 

A redução do desmatamento ilegal faz parte de um conjunto de 12 estratégias do Governo Estadual para neutralizar as emissões de carbono até 2035.

Já o passaporte verde é uma das ações do Governo de Mato Grosso, através do Imac-MT, de garantir a rastreabilidade socioambiental e a qualidade da carne produzida no Estado. 

O projeto é uma das estratégias firmadas entre o setor produtivo e público para eliminar o desmatamento ilegal de propriedades pecuárias, valorizar a biodiversidade, melhorar o balanço de emissões de gases de efeito estufa.

Além das equipes do Governo de Mato Grosso e Imac-MT, também participaram da reunião representantes da Agricultura da Embaixada do Brasil na China e outros diplomatas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet