Segunda-feira, 29 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil/Mundo

Substituir açúcar por adoçante não ajuda a controlar o peso, diz OMS

A organização recomenda não usar adoçantes para reduzir o risco dessas doenças ou para o controlar o peso

17/05/2023 | 08:06

Agência Brasil

Substituir açúcar por adoçante não ajuda a controlar o peso, diz OMS

Foto: Reprodução

Substituir açúcar por adoçante na alimentação não ajuda a controlar o peso. A conclusão foi divulgada pela Organização Mundial da Saúde.

Segundo a OMS, novos estudos sugerem que os edulcorantes, popularmente conhecidos como adoçantes, não trazem benefício na redução da gordura corporal em adultos, adolescentes ou crianças.

E mais, o uso prolongado desses produtos pode aumentar o risco para diabetes, doenças cardiovasculares e a mortalidade em adultos.

Por isso, a organização recomenda não usar adoçantes para reduzir o risco dessas doenças ou para o controlar o peso.

A recomendação se aplica a todas as pessoas, exceto indivíduos com diabetes pré-existente.

E abrange produtos com aspartame, sucralose, sacarina, estévia, ciclamatos e outros.

Para a OMS, é preciso reduzir a doçura da alimentação para melhorar a saúde, diminuindo o consumo de açúcares adicionados e adoçantes, mas para isso,de acordo com Laís Amaral, coordenadora do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o consumidor pode se orientar pelos rótulos dos alimentos, que precisam indicar claramente as quantidades desses produtos.

Ela alerta que mesmo a nova norma de rotulagem dos alimentos em vigor desde outubro do ano passado, não prevê uma lupa nos rótulos sobre os adoçantes, mencionados nas embalagens como edulcorantes.

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informa que está acompanhando atentamente a discussão sobre o tema e que vai avaliar a diretriz em conjunto com o Ministério da Saúde e outros órgãos e instituições. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet