Segunda-feira, 29 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil/Mundo

Temperaturas globais devem bater recorde nos próximos 5 anos

O relatório da ONU mostrou ainda que existe 92% de chance de um, dentre os próximos cinco anos, ser o mais quente desde o início de registros das temperaturas globais

18/05/2023 | 06:51

Agência Brasil

Temperaturas globais devem bater recorde nos próximos 5 anos

Foto: Reprodução

As temperaturas globais devem bater taxas recordes nos próximos cinco anos por causa dos gases de efeito estufa e do fenômeno El Niño. O alerta é da Organização Mundial Meteorológica e foi emitido nesta quarta-feira (17).

Segundo relatório divulgado pela agência das Nações Unidas, há 66% de chances de a média anual de aquecimento ultrapassar 1,5 °C entre 2023 e 2027, limite apontado como seguro no Acordo de Paris.

Lincoln Alves, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, destaca que as previsões emitidas pela Organização Meteorológica Mundial se inserem dentro do cenário de mudança do clima já em curso.

O especialista do INPE também explica os efeitos do fenômeno climático natural El Niño que está em desenvolvimento e deve atingir seu pico entre o fim deste ano e início do próximo.

De acordo com o pesquisador brasileiro, autor de relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, a falta de ação dos governos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa reflete em toda a sociedade.

O relatório da ONU mostrou ainda que existe 92% de chance de um, dentre os próximos cinco anos, ser o mais quente desde o início de registros das temperaturas globais.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet