Sábado, 27 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Mato Grosso

Número de eleitores de Mato Grosso chega a 2,5 milhões

Em dez anos, o crescimento foi de 15,5%, segundo dados divulgados pelo TRE nesta quarta-feira

20/07/2023 | 08:09

Redação

Número de eleitores de Mato Grosso chega a 2,5 milhões

A desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, presidente do TRE

Foto: Reprodução

Mato Grosso atingiu nesta quarta-feira (18) a marca de 2,5 milhões de eleitores aptos ao voto. Somente entre janeiro e junho de 2023, o eleitorado teve um aumento de 29 mil pessoas, número 101% maior que o registrado nos primeiros seis meses de 2021 (ano não eleitoral). 

A expectativa é que este número aumente consideravelmente até as eleições de 2024, já que o Cadastro Eleitoral só fechará no início de maio. 

No fechamento do Cadastro Eleitoral de 2022 (janeiro a maio), ano eleitoral, Mato Grosso ampliou o eleitorado em 227,5 mil. 

Já no fechamento de 2020, o Estado teve um crescimento de 159 mil pessoas aptas a votar. 

Nos últimos 10 anos, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) registrou um aumento de 15,5% no eleitorado, saindo de 2.163.667 em 2013 para os atuais 2.500.710 eleitores. 

“Nós temos realizado uma série de mutirões e pedido para população não deixar para buscar o atendimento da Justiça Eleitoral na última hora. Temos muito tempo para o fechamento do Cadastro Eleitoral, porém, os últimos meses são historicamente marcados pelo transtorno das filas. Felizmente, a população tem ouvido este chamado, prova disso é que neste ano atendemos mais que o dobro de eleitores em relação ao ano de 2021, quando não há o apelo da proximidade das eleições”, afirmou a presidente do TRE, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro. 

Biometria 

A Justiça Eleitoral retomou no mês de abril o cadastramento biométrico de eleitores. A coleta da digital havia sido suspensa há três anos em função da pandemia de Covid-19. 

A expectativa do TRE é iniciar o cadastramento biométrico em todos os municípios do Estado. Do total, cerca de dois milhões de eleitores já possuem sua biometria cadastrada na Justiça Eleitoral. Quem ainda não fez a biometria, é necessário ir até o cartório ou posto eleitoral mais próximo. 

Para consultar a situação eleitoral ou efetuar outros serviços online, basta acessar o site www.tre-mt.jus.br. Dúvidas também podem ser sanadas pelo 0800 647 8191.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet