Domingo, 28 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Agro

Canarana entra na reta final da colheita do milho e produtor tem difícil decisão pela frente: vender barato ou encontrar espaço para armazenar

Produtor do município destaca produtividade acima da safra passada, mas alerta para preços atuais abaixo dos custos de produção e dificuldades em encontrar opções de armazenamento com filas de caminhões para entregas e muito milho à céu aberto

27/07/2023 | 09:12

Notícias Agrícolas

Canarana entra na reta final da colheita do milho e produtor tem difícil decisão pela frente: vender barato ou encontrar espaço para armazenar

Foto: Reprodução

A colheita da segunda safra de milho já chega aos 65% do total semeado em Canarana no Mato Grosso e os rendimentos atingidos até o momento são positivos e maiores do que os registrados na safra passada, com produtividades acima das 100 sacas por hectare. 

Por outro lado, o preço do milho na região por volta dos R$ 32,00 a saca é menor do que os custos de produção desta safra e deixam o agricultor em um momento complicado e tendo que tomar uma decisão delicada. 

O produtor rural Arlindo Cancian, aponta que os armazéns da região estão cheios, com muito milho à céu aberto, filas de caminhões para entrega dos grãos e grandes volumes colocados em silos bolsa.  

Na visão de Cancian, cada produtor vai precisar tomar uma decisão pessoal entre vender agora com preços baixos ou tentar encontrar formas de armazenar. Nos cálculos do produtor, 25% da safra foi vendida com preços próximos aos R$ 60,00/sc, 25% com preços inferiores e 50% ainda não negociados. 

Esse cenário de incerteza também se estende para a próxima safra de soja 2023/24. Cancian destaca que os produtores estão se organizando para o plantio, mas devem utilizar menos insumos, especialmente aqueles que não são de primeira necessidade. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet