Sábado, 27 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Mato Grosso

Cacique Raoni escolhe grupo de lideranças indígenas para sucedê-lo em trabalho de luta pelos povos originários, diz neto

Raoni Metuktire é líder do povo Kayapó e ficou conhecido internacionalmente pela luta por direitos indígenas

28/07/2023 | 08:36

G1

Cacique Raoni escolhe grupo de lideranças indígenas para sucedê-lo em trabalho de luta pelos povos originários, diz neto

Raoni Metuktire, líder do povo Kayapó

Foto: Reprodução

O cacique Raoni Metuktire, líder do povo Kayapó e conhecido internacionalmente pela luta por direitos indígenas, deve ser sucedido por um grupo de lideranças indígenas que o acompanha, para que deem continuidade ao trabalho. A informação foi confirmada pelo neto de Raoni, Beptuk Metuktire, em entrevista exclusiva ao g1, nesta quinta-feira (27), na Aldeia Piaraçu, em São José do Xingu, a 932 km de Cuiabá, onde acontece o maior encontro dos povos originários.

“Raoni não tem como parar e vai continuar até onde for, mas ele quer mostrar quem pode continuar nessa luta. Ele não vai escolher uma só pessoa, ele quer escolher um grupo para o suceder. São, por exemplo, o cacique Megaron Txucarramãe, que já andou muito com ele e sabe lidar com o sistema do homem branco. Tem também os caciques Bedai e Pekan, além de Puyu e Belmoron, e outras pessoas fora do território”, disse Beptuk.

O anúncio oficial sobre as futuras lideranças do povo indígena ainda deve acontecer durante o evento. A expectativa em torno de um grupo que continue a luta de Raoni ocorre por causa da idade avançada do cacique, que tem mais de 90 anos.


Mulheres indígenas ganham força em tomadas de decisões — Foto: Rogério Júnior/g1

Beptuk ressaltou ainda que o protagonismo das mulheres indígenas vem ganhando força com o passar dos anos, o que indica que líderes femininas também devem compor a equipe sucessora do líder Kayapó.

Questionado se ele deve integrar esse grupo agora, Beptuk dispensou a ideia, por ora, mas disse que está no caminho.

“Eu vou ser no futuro. Ainda estou no processo de aprendizado. Estou me preparando para isso e articulando”, pontuou.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet