Terça-feira, 30 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Mendes diz que MT não será afetado por corte anunciado por Lula

Governador afirmou que o Estado só recebe transferências obrigatórias da União

02/08/2023 | 08:38

Mídia News

Mendes diz que MT não será afetado por corte anunciado por Lula

O governador Mauro Mendes destacou a independia de Mato Grosso

Foto: Reprodução

O governador Mauro Mendes (União) afirmou que Mato Grosso não será impactado pelo decreto do presidente Lula (PT), que irá reter R$ 1,5 bilhão no Orçamento de 2023.

“Não vejo nenhum cenário em que isso possa impactar, porque existe uma independência consistente do Estado de Mato Grosso”, afirmou à imprensa. 

A medida presidencial foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última sexta-feira (28). Ao todo dez ministérios terão bloqueios, sendo a Saúde e a Educação os mais afetados. 

Apesar de admitir não ter conhecimento do conteúdo completo do decreto, Mendes garantiu que o Estado não será afetado devido a sua autonomia em relação ao Governo Federal. Segundo o gestor, Mato Grosso só tem recebido transferências obrigatórias da União.

“O que a gente tem recebido da União são basicamente transferências obrigatórias e as emendas dos nossos deputados federais e senadores, que também não estão sendo contingenciadas”, disse. 

“[...] Aquilo que estamos fazendo de obras e investimento é feito tudo de recurso próprio”, acrescentou. 

O contingenciamento foi decidido para evitar o estouro do teto de gastos, que impede o crescimento de despesas acima da inflação acumulada no ano anterior. 

Essa regra deixará de vigorar em 2024 e será substituída pelo novo arcabouço fiscal que está em tramitação no Congresso Nacional.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet