Na última quarta-feira (30/08), a Polícia Judiciária Civil do estado de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Vila Rica, realizou mais uma importante ação na luta contra o uso de drogas entre adolescentes. O programa "De Cara Limpa Contra as Drogas" promoveu palestras de conscientização sobre prevenção ao uso de drogas na Escola Estadual Professora Maria Esther Peres.
Com o objetivo de orientar e prevenir, as palestras foram ministradas em três turnos, atingindo um público de mais de 250 pessoas, incluindo alunos e professores. A abordagem das palestras buscou uma dinâmica que aproximasse os adolescentes, oferecendo orientação e motivação para que sejam resistentes à influência das drogas.
O Delegado de Polícia do município, Dr. Gustavo Ataide, ressaltou a importância da iniciativa. Ele destacou que "o uso abusivo de drogas ilícitas na adolescência torna o jovem ainda mais vulnerável à dependência química, pois normalmente é na adolescência que definimos os hábitos levados para futuro, sendo parte do compromisso da Polícia Civil conscientizar sobre os riscos da dependência química na juventude e as sequelas para toda uma vida".
As palestras foram ministradas pela investigadora Andressa Almeida e os investigadores Edenir Paulista e Geovane Rodrigues, que trouxeram informações relevantes sobre os perigos das drogas, os impactos na saúde física e mental, além de estratégias para resistência às pressões sociais que podem levar ao consumo de substâncias ilícitas.
O programa “De Cara Limpa Contra as Drogas” da Polícia Civil de Mato Grosso tem como meta expandir esse tipo de ação para outras escolas e comunidades, reforçando o compromisso da instituição com a segurança e o bem-estar da população do estado.Em Vila Rica, novas palestras deverão acontecer nos próximos meses com temas como a prevenção ao uso de drogas, bullying e o combate a violência doméstica.
A prevenção ao uso de drogas entre os jovens é uma preocupação crescente em todo o país, e iniciativas como essa demonstram o compromisso das autoridades em combater esse problema desde a sua raiz, investindo na educação e na conscientização da sociedade. A Polícia Civil de Mato Grosso segue firme nesse propósito, mostrando que a segurança pública vai além das investigações e operações, abrangendo a prevenção e o cuidado com as futuras gerações.