Segunda-feira, 29 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Ibama libera licença para obras de pavimentação da BR-158 no Norte Araguaia

O projeto em questão envolve a pavimentação de um novo traçado que circunda a Terra Indígena Marãiwatsédé

04/09/2023 | 21:00 - Atualizada em 04/09/2023 | 21:09

Redação Olhar Alerta

Ibama libera licença para obras de pavimentação da BR-158 no Norte Araguaia

Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deu a aprovação necessária para o início das obras do Contorno Leste da BR-158, na região Norte Araguaia de Mato Grosso. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (4) e foi confirmado por Wellington Fagundes (PL), senador em licença e líder da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura, além do senador Mauro Carvalho (União).

Conforme apurou o site Olhar Alerta, com a emissão da autorização, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Logística (DNIT) está agora apto a formalizar os contratos de execução com as empresas responsáveis, permitindo que elas avancem com a preparação dos canteiros de obras, após a emissão da ordem de serviço.

O projeto em questão envolve a pavimentação de um novo traçado que circunda a Terra Indígena Marãiwatsédé. Isso se deve ao fato de que o trecho original da rodovia, que corta a reserva entre os quilômetros 201,2 (Canabrava do Norte) e 330,5 (Bom Jesus do Araguaia), não pode ser asfaltado em respeito aos aspectos culturais e existenciais do povo Xavante.

Para a pavimentação de aproximadamente 190 quilômetros desse novo traçado, o DNIT dividiu o projeto em dois lotes, totalizando um investimento de quase meio bilhão de reais. O primeiro contrato, no valor de R$ 179 milhões, foi assinado com o consórcio Construcap-Igis, que ficará responsável pelo LOTE A, abrangendo um trecho de 93,99 km, que começa no km 201,2 da BR-158, próximo ao Posto do Luisinho, e se estende até Alto Boa Vista, no ponto de intersecção com a BR-242. O LOTE B será executado pelo consórcio Bandeirantes-Destesa-RTA, em um contrato no valor de R$ 249,7 milhões, referente a um trecho de 101 km, que inicia na intersecção e se estende até a região do Alô Brasil, em Bom Jesus do Araguaia.

Em agosto deste ano, o governo federal incluiu as obras de pavimentação da BR-158 como uma das prioridades no novo Programa de Aceleração do Crescimento.

Veja o pronunciamento de Wellington Fagundes no Instagram:


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Wellington Fagundes (@wellingtonfagundesmt)

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet