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Procon-MT alerta sobre mensagens falsas enviadas a consumidores

Órgão de defesa do consumidor disponibiliza número de WhatsApp para registro de reclamações e tira-dúvidas

23/09/2023 | 08:07

Redação

Procon-MT alerta sobre mensagens falsas enviadas a consumidores

Foto: Reprodução

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), vinculada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), alerta a população sobre golpes com mensagens falsas em nome do órgão.

Enviadas por e-mail, SMS ou WhatsApp, as mensagens direcionam para links falsos que podem conter vírus e danificar o computador ou à rede do usuário, bem como permitir o acesso a dados privados dos consumidores.

A secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos, explica que esse tipo de golpe tem ocorrido em todo o país e vários Procons já emitiram alertas para a população. Nesta semana, novas denúncias relacionadas ao golpe foram levadas ao Procon-MT. 

O modelo das mensagens falsas é o mesmo utilizado nos meses de junho, julho e agosto deste ano, informando a abertura de reclamação contra uma empresa e solicitando comparecimento ao Procon para solucionar o problema. Na mensagem também são informados números de processos e protocolos, com links falsos para visualizar detalhes da reclamação.

Márcia Santos salienta que o Procon-MT não envia links para acessar dados de processos em andamento. A orientação é para as pessoas sempre checarem os dados do remetente, não abrir as mensagens e não clicar nesses links.

“Em caso de dúvidas, o consumidor deve entrar em contato com o Procon, encaminhando mensagem de texto pelo WhatsApp (65) 99228-3098”, salienta a secretária adjunta.

Atenção

O Procon-MT reforça que todas as notificações a consumidores e fornecedores são encaminhadas via sistema ProConsumidor (pelo domínio @proconsumidor.mj.gov.br) ou pelo e-mail: procon.processo@setasc.mt.gov.br.

Outras formas de contato são pelo WhatsApp (65) 99228-3098 (apenas mensagem de texto) e correspondência enviada pelos Correios.

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