Segunda-feira, 29 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Max diz ser contra aumento de deputados na AL: "Sem necessidade"

De 24 deputados estaduais, a Assembleia passará a ter 27; a alteração ocorre a partir da legislatura de 2027

25/09/2023 | 06:40

Mídia News

Max diz ser contra aumento de deputados na AL:

O deputado estadual Max Russi

Foto: Reprodução

O deputado estadual Max Russi (PSB) disse ser contrário ao aumento de parlamentares na Assembleia. Atualmente, são 24 cadeiras que devem subir para 27 a partir de 2027.

A mudança é um reflexo da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou ao Congresso Nacional que adeque o número de deputados à proporção da população de cada Estado, conforme o Censo de 2022. 

A expectativa é que Mato Grosso saia de oito para nove cadeiras na Câmara Federal, interferindo diretamente na Assembleia, que pela legislação precisa ter o triplo de parlamentares federais. 

“Sou contrário, acho que não tem necessidade. A Assembleia tem um número de deputados suficientes, cada um distribuído nas regiões do Estado, com sua atuação. Agora, é uma decisão do Supremo e você não discute decisão judicial, tem que cumprir”, afirmou. 

Apesar de não ser a favor do aumento, Max confirmou que está se reunindo com o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (União), para discutir as alterações que o acréscimo de três cadeiras demandará. 

Na semana passada, Botelho já havia revelado que o legislativo está planejando uma reforma para o aumento de mais três gabinetes, visando a chegada dos três novos parlamentares em 2027. 

Dentre as adequações, Max também adiantou que a Casa de Leis já está pensando sobre a estrutura de assessoria e equipe que o acréscimo demandará. No entanto, o deputado garantiu que não haverá impacto financeiro. 

“Nós não temos dificuldade com a questão financeira. O que muda mais três deputados na questão orçamentária? Nada. Se tiver 20 deputados ou 30 o orçamento é o mesmo, é federal. A gente vai ter que adaptar”, disse. 

Na determinação da Suprema Corte consta que a modificação deve ser feita até 30 de junho de 2025.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet