Segunda-feira, 29 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Araguaia perderá 4,2 milhões de hectares para áreas úmidas; veja

O município mais atingido será Cocalinho, que perderá 1,609 milhão de hectares

04/10/2023 | 10:11

Redação

Araguaia perderá 4,2 milhões de hectares para áreas úmidas; veja

Foto: Reprodução

A proposta de criar áreas úmidas está impactando vastas regiões do Araguaia. De acordo com informações da Sefaz – Secretaria Estadual da Fazenda, 17 municípios na região serão afetados pela decisão unilateral de implementar essas áreas úmidas.

Conforme apurou o site Olhar Alerta, esses locais não poderão mais passar por tecnificação, desmatamento ou produção de culturas como soja ou milho. Como resultado, haverá demissões em fazendas que estão dentro dessas áreas e suas atividades serão completamente paralisadas. Isso levará ao desemprego, prejudicando a sobrevivência das propriedades, já que a produção será completamente interrompida.

O município mais atingido será Cocalinho, que perderá 1,609 milhão de hectares, inviabilizando-o economicamente. Outros municípios também serão significativamente afetados, incluindo Ribeirão Cascalheira (446 mil ha), São Félix do Araguaia (443 mil ha), Luciara (426 mil ha), Novo Santo Antonio (414 mil ha), Água Boa (36 mil ha), Nova Nazaré (111 mil ha), Canarana (88 mil ha) e Nova Xavantina (1.300 ha), com o Araguaia perdendo um total de 4,2 milhões de hectares.


Veja aqui o mapa com as localidades.

areas umidas total araguaia

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet