Segunda-feira, 29 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Neste sábado tem eclipse solar visível em MT

O evento que acontecerá neste sábado, é composto por uma parte do disco solar que fica escurecido

13/10/2023 | 08:58

Redação

Neste sábado tem eclipse solar visível em MT

Foto: Reprodução

Neste sábado (14), a população de Mato Grosso poderá apreciar um evento maravilhoso no céu do estado. Um fenômeno que ocorre entre a lua o sol, formando o eclipse solar, poderá ser visto. E aqueles que são fascinados por astronomia poderão observar o acontecimento entre as 13h e às 15h51 no horário local.

A população mato-grossense poderá ver porções do disco solar eclipsado pela lua. Mas conforme especialistas, será preciso o uso de proteção nos olhos, pois tem risco de danos aos globos oculares. O evento que acontecerá neste sábado, é composto por uma parte do disco solar que fica escurecido, ou seja, a lua faz sua passagem em frente ao sol, formando o eclipse solar.

Quanto mais ao norte do país você estiver, como no Amazonas ou no Pará, maior será a probabilidade de ver o sol escurecido. Em Mato Grosso, a população da região de Alta Floresta, por exemplo, terá 84% de chance de vivenciar o disco solar eclipsado. Já na região de Sinop, a possibilidade de ver o episódio será de 74%.

Para as pessoas que moram nas proximidades de Cuiabá, a chance diminui um pouco mais, com probabilidade de 61%. Moradores da região de Rondonópolis, terão a menor oportunidade de prestigiar o fenômeno, com chances de 59%.

A meteorologista Josélia Pegorim, afirma que o Mato Grosso terá pancadas de chuva na tarde de sábado, e que o céu ficará parcialmente nublado, mas de acordo com ela, a chuva não permanecerá durante todo o dia.

“O estado de Mato Grosso terá nebulosidade, pancadas de chuva na tarde do sábado, mas o céu não vai ficar completamente nublado e nem vai chover o tempo todo”, afirma ela.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet