Domingo, 28 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Ibama identifica 290 ninhos de tartarugas da Amazônia, no Rio Araguaia

O grupo localiza e marca os ninhos com estacas, aguarda o tempo de incubação - entre 55 e 60 dias -, retira os filhotes e os soltam no rio, onde há menos predadores

18/10/2023 | 07:52

Redação

Ibama identifica 290 ninhos de tartarugas da Amazônia, no Rio Araguaia

Foto: Reprodução

O Programa Quelônios da Amazônia (PQA), idealizado há mais de 40 anos, conseguiu localizar e monitorar nas margens do rio Araguaia, no Tocantins, 290 ninhos da tartaruga da Amazônia entre os dias 11 e 29 de setembro. Esta época do ano coincide com o período de nidificação (ação de alguma espécie de animal construir seu ninho), que deve se estender até o fim de outubro.

No estado, o monitoramento do PQA é realizado por meio de um acordo de cooperação técnica do Ibama com a Universidade Federal de Tocantins (UFT). Servidores, professores, estudantes e pesquisadores vistoriam diariamente o tabuleiro de desova localizado em Santana do Araguaia, na divisa do Pará com Tocantins.

O grupo localiza e marca os ninhos com estacas, aguarda o tempo de incubação - entre 55 e 60 dias -, retira os filhotes e os soltam no rio, onde há menos predadores.

De acordo com o professor do curso de Engenharia Ambiental da UFT, Thiago Costa Portelinha, o monitoramento também utiliza os animais como bioindicadores.

"Capturamos machos e fêmeas, medimos, pesamos e coletamos sangue, por exemplo. Além de inibir a caça natural e predação humana, nossa pesquisa avalia a qualidade da água", afirma o professor.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet