Sábado, 27 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Casal morador de Água Boa adota quatro irmãos e compartilha vida nas redes

Após oito anos tentando engravidar, Allays e Paulo Henrique iniciaram o processo de adoção.

29/11/2023 | 07:59

RD News

Casal morador de Água Boa adota quatro irmãos e compartilha vida nas redes

Foto: Reprodução

Após oito anos tentando engravidar, um casal residente de Água Boa resolveu adotar quatro irmãos do Rio de Janeiro. A mãe Allays Martins de Souza, de 33 anos, refere-se às etapas do processo de adoção como “pequenos milagres de Deus” até encontrar os quatro filhos do coração. Ela e o esposo, Paulo Henrique Jacinto Martins, de 31 anos, compartilham o dia a dia da grande família pelo Instagram @familiaporamor e pelo canal do Youtube que leva o mesmo nome.

O início dessa aventura familiar começou em 2013, quando o casal se conheceu por meio do trabalho, enquanto moravam no Paraná. Desde que se conheceram, o tema adoção esteve presente, já que Paulo cresceu com um tio que o adotou quando tinha dois anos de vida.

O casal procurou dar início ao processo de adoção após não conseguir engravidar. “A nossa única diferença em relação à adoção é que eu queria ter quatro filhos, enquanto meu esposo sonhava com um. Mas, para minha surpresa, durante uma dinâmica do nosso curso de noivos ele aceitou a ideia de aumentar o número de filhos. Aí a história da nossa grande família começou”, contou.

A primeira vez que o casal deu entrada em um processo de adoção foi no estado do Paraná. Ela com 26 anos, e ele com 23. Porém encontraram dificuldades, esbarraram até com cobrança de taxas para dar continuidade ao sonho. O tempo passou e, em 2020, com o início da pandemia da Covid-19, o casal retomou o processo. “Porém, quando a assistente social me ligou estávamos de mudança para o Rio de Janeiro e de novo, nosso sonho foi adiado”, lembrou.

Já instalados no Rio, em 2021, o casal deu entrada em um novo processo. “No Paraná, colocamos no questionário que procurávamos por crianças de até dois anos. Já no Rio, mudamos o perfil para adotar crianças de até quatro anos e com até três irmãos”, citou. Com a alteração, em menos de dois meses de espera foi feito o primeiro contato de uma assistente social. “Falaram que tinha um grupo de quatro irmãos e perguntaram se gostaríamos de conhecê-los. Eu olhei para o meu esposo e sabíamos que a resposta era sim”, revelou.

O primeiro contato dos irmãos Enzo, Marcos Vinícius, Ana Júlia e Davi com o casal se deu virtualmente, em razão das restrições da pandemia. Por meio de uma videochamada, o casal interagiu com as crianças.

“É uma sensação que a gente não consegue explicar em palavras. Uma adrenalina. É um amor à primeira vista que a gente acha que só existe em contos de fadas. Mas você passa a acreditar, e é a melhor sensação do mundo”, resumiu Paulo Henrique ao tentar explicar o que sentiu no momento em que conheceu seus filhos.

Antes de viverem na mesma casa, o casal fez vários passeios com os irmãos, inclusive proporcionaram às crianças o primeiro contato com o mar. A família precisou fazer duas viagens de carro para carregar a “mudança” dos itens pessoais das crianças. O imóvel que o casal vivia precisou de adaptações e telas de segurança e grades na escada foram adicionadas.

“Arrumamos tudo enquanto eles estavam na escola. Carregamos, lavamos, organizamos e preparamos uma festa para recebê-los. Eles estavam aprendendo a ler e já conseguiram ler os cartazes que preparamos. Foi emocionante”, lembrou o pai.

Paulo Henrique destaca que, com muito amor, paciência e carinho, tudo foi entrando nos eixos. “Nós estamos sempre comemorando a chegada deles. Fizemos um ‘chá revelação’ para apresentá-los aos amigos e família, comemoramos a guarda definitiva e fizemos uma festa celebrando o primeiro ano juntos”, citou.

Incentivo à adoção

Para aqueles que estão pensando em adotar, o casal aconselha a não esperar tanto tempo para dar início ao processo. “Eu passei oito anos me questionando porque eu não tinha o dom de ser mãe? Muitas vezes não entendemos os planos de Deus. Ficava triste ao ver tantos casos de abandono enquanto eu queria tanto ter meus filhos. Mas, na verdade, já estava tudo preparado. Eu seria mãe, mas meu dom viria quando eu conhecesse o verdadeiro amor, que só conheci quando vi meus filhos pela primeira vez”, disse Allays emocionada.

Hoje Davi está com 9 anos, Ana Júlia com 8, Marcos Vinícius com 7 e Enzo com 4 anos. Todos estudam no período vespertino e compartilham as manhãs com a mãe, que abdicou da carreira profissional para acompanhar os filhos. Já Paulo Henrique segue trabalhando com tecnologia agrícola.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet