O temporal registrado nesta quinta-feira (07) em Cuiabá deixou cerca de 5 mil imóveis sem energia elétrica, em quatro bairros. No intervalo de apenas uma hora de chuva, foram registradas 39 mil descargas elétricas (raios) em Mato Grosso, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A energia já foi restabelecida.
Segundo a Energisa, após as chuvas, cinco pontos da Capital foram afetados por quedas de árvore sobre a rede elétrica. A situação mais crítica aconteceu no bairro Despraiado, onde uma árvore de grande porte tombou, atingindo um veículo e alguns cabos da rede elétrica, interrompendo o fornecimento no local.
Parte do atendimento no Centro Político Administrativo também foi impactada. Os bairros Santa Rosa e Osmar Cabral também foram impactados.
Equipes da concessionária e do Corpo de Bombeiros fizeram o corte e a retirada dos galhos da via. Ninguém se feriu.
A recomendação é que a população não toque em fios soltos ou postes caídos após tempestades. Em casos assim, a área deve ser isolada e a concessionária de energia acionada, assim como o Corpo de Bombeiros.
Em Mato Grosso, Sinop e Barra do Garças estão em contingência, com reforço de equipes da distribuidora por causa de ocorrências geradas por temporais nos últimos dias. A previsão é que as pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento de até 70 km/h persistam até o fim de semana.
Conforme a agência ClimaTempo, ainda nesta quinta-feira (07) há previsão de chuvas para o período da noite. Já na sexta-feira (08), o sol aparece entre nuvens, mas pode chover rápido a qualquer hora. As temperaturas variam entre 25 e 37 graus, com umidade relativa do ar em 62%.
No sábado (09), o sol aparece entre nuvens pela manhã. Pancadas de chuva podem ser registradas à tarde e à noite, com umidade em 75%. Os termômetros oscilam entre 25 e 36 graus. E no domingo (10), o dia também poderá ser chuvoso, podendo atingir até 10 mm de precipitação. A umidade chega em 76%, com temperatura mínima de 25 graus e máxima de 36 graus.