Domingo, 28 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil/Mundo

2023 foi ano mais quente da história! Mas o que esperar de 2024?

Há dois cenários possíveis, porém em ambos o quadro é de um período quente e com extremos climáticos até a primeira metade do ano

10/01/2024 | 06:47 - Atualizada em 10/01/2024 | 06:55

Canal Rural

2023 foi ano mais quente da história! Mas o que esperar de 2024?

Foto: Reprodução

De fato não foi surpresa para muitos, agora neste início de janeiro, que o relatório do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, da União Europeia, tenha apontado que 2023 foi o ano mais quente da história.

Diversos foram os impactos na sociedade e na agricultura no decorrer do último ano em todo o globo, devido a fenômenos meteorológicos extremos como chuva volumosa, granizo, vendavais, ciclones, ondas de calor e de frio.

E, sim, você não leu errado: o excesso de calor na atmosfera produz instabilidades, e quanto mais “calor” é fornecido, mais “instável” ela fica. Como a atmosfera procura sempre estar estável, ela acaba produzindo os fenômenos extremos para “redistribuir” todo esse calor e tender a um estado de equilíbrio. É muito comum as pessoas se enganarem, achando que o processo de aquecimento global se remete apenas às ondas de calor.

Mas o que podemos esperar em 2024?

Existem dois cenários possíveis, porém em ambos o quadro é de um ano quente e com extremos climáticos até a primeira metade do ano. Isso porque ainda estamos sob influência do fenômeno El Niño, que está em seu pico de intensidade “forte” e deve acabar no trimestre de maio, junho, julho deste ano. Só que, até lá, irá persistir a situação de temperaturas elevadas com chuva mal distribuída no centro-norte do Brasil, com possibilidades de chuvas acima da média na região Sul.

A partir daí, podemos ter duas condições:

1. Após um período de neutralidade, o El Niño voltar na primavera: esse seria o pior
cenário, pois, além de contribuir com a elevação das temperaturas, voltaria o cenário de
enchentes no Sul do país e déficit hídrico nas lavouras do Centro-Oeste, norte de Minas Gerais e Matopiba. Há possibilidade de nova seca na Bacia Amazônica e o risco de ser o ano mais quente da história, superando 2023 (segundo projeção da NOAA, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, a probabilidade de isso acontecer é muito baixa).

2. Cenário mais provável (segundo a NOAA), após o período de neutralidade, o La Niña
voltar na primavera: esse seria o melhor cenário para grande parte dos produtores no
Brasil, pois ajudaria a amenizar as altas temperaturas (mesmo assim será um período
quente), mas com chuvas mais bem distribuídas no Centro-Oeste e no Matopiba. Só que será um pesadelo para o produtor do Sul, em especial, o do Rio Grande do Sul, que pode novamente enfrentar longas estiagens.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet