Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
informe o texto

Notícias | Eleições

Indígenas do Araguaia se organizam para as eleições municipais de 2024

Fazem parte do grupo Unificação Já os povos Kanela do Araguaia, Xerente do Araguaia, Apyãwa Tapirapé, Krenak Maxakali, Iny Karajá, Xavante, Guarani de Cocalin e Ydjá Juruna

19/01/2024 | 08:40

Redação Olhar Alerta

Indígenas do Araguaia se organizam para as eleições municipais de 2024

Foto: Ascom

Os povos indígenas da região do Araguaia se reuniram no dia 14 de janeiro para tratar sobre as eleições municipais e a representatividade deles nas eleições municipais que ocorrem no ano de 2024.

Conforme apurou o site Olhar Alerta, denominado Unificação Já, o grupo se reuniu na Aldeia São Domingos, em Luciara, para discutir as estratégias a serem utilizadas nos pleitos municipais. Segundo a organização, durante a reunião, lideranças dos povos, Kanela do Araguaia, Xerente do Araguaia, Iny Karajá e Apyãwa Tapirapé, firmaram um acordo para lançar candidatos ao cargo de vereador nos municípios de Porto Alegre do Norte, Confresa, Luciara, Santa Terezinha e Alto Boa Vista. Além disso, também planejam buscar a indicação para o cargo de vice-prefeito no município de Luciara, com a ressalva de que seja um indígena Iny Karaja ou Kanela do Araguaia.

Fazem parte do grupo Unificação Já os povos Kanela do Araguaia, Xerente do Araguaia, Apyãwa Tapirapé, Krenak Maxakali, Iny Karajá, Xavante, Guarani de Cocalin e Ydjá Juruna.

Em entrevista, Kaorewygi Reginaldo Tapirapé, vereador no município de Confresa e pertencente a etnia Apyãwa Tapirapé, afirmou que a união dos indígenas vai demonstrar a força que os povos originários tem. As reuniões são de suma importância e vão garantir o fortalecimento e a vitória ante a pessoas que não os valorizam.

Os nomes dos candidatos em cada município deverão ser escolhidos e anunciados em breve.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • SELMA MUNIZ DA SILVA 19/01/2024 | 09:17

    As reunião são muito importante . pra que si unam cada vez mais.pro melhoramento dos povos imdijenas.

 
Sitevip Internet