Sexta-feira, 3 de maio de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Prefeito de Confresa participa de encontro que viabilizou pactuação de saúde com Tocantins; pacientes poderão ser transferido para o TO

Uma comitiva de Confresa esteve no encontro, que já era articulado pelo Prefeito Ronio Condão (PP)

25/01/2024 | 19:24 - Atualizada em 25/01/2024 | 20:19

Redação Olhar Alerta

Prefeito de Confresa participa de encontro que viabilizou pactuação de saúde com Tocantins; pacientes poderão ser transferido para o TO

O encontro aconteceu no Estado do Tocantins

Foto: Ascom

Na manhã de quinta-feira (25) o secretário de Estado da Saúde (SES-TO), Carlos Felinto, em conjunto com o secretário-executivo da Pasta, Luciano Lima Costa, recebeu autoridades municipais da microrregião do Norte Araguaia de Mato Grosso. Prefeitos, vereadores e secretários municipais de saúde estiveram presentes no encontro, que teve como principal tema a viabilidade de uma pactuação em saúde entre os estados de Mato Grosso e Tocantins.

Conforme apurou o site Olhar Alerta, a discussão em torno dessa pauta remonta a 2014, sendo retomada em 2023 durante o Fórum Político de Porto Alegre do Norte. Na ocasião, os governadores de Mato Grosso e Tocantins estavam presentes, e a questão foi novamente trazida à tona. Após uma resposta positiva do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o encontro entre os secretários de saúde foi agendado.

Uma comitiva de Confresa esteve no encontro. Segundo o Prefeito Ronio Condão (PP), a pactuação já acontecia, e o intuito do encontro foi formalizar essa parceria, que facilitará o acesso à saúde e aos atendimentos de média e alta complexidade enquanto o Hospital Regional do Araguaia não fica pronto.

Em entrevista, Ronio afirmou que, atualmente, Confresa é referência em saúde, isso pois tem avançado na aquisição de equipamentos para realizar raio-x digital, tomografia, endoscopia, cirurgias por videolaparoscopia, mamografia e serviços de ressonância magnética, além de ter dobrado os leitos do Hospital Municipal, que realiza, atualmente, em média, 12 cirurgias por dia.

O prefeito, que também é médico, é o presidente do Consórcio de Saúde do Araguaia e Xingu, e tem buscado melhorias no atendimento: “isso tudo é para contribuir com a saúde do Araguaia, a contribuição foi estreitar esses laços, oficializar essas transferências dos pacientes, que agora, se for tirar via terrestre, vai demorar 7 horas para chegar, para Cuiabá demoraria 24 horas”. Ronio ainda ressaltou que os municípios têm grande apoio aéreo do Governo do Estado, contudo, por várias razões os voos não podem sair de forma imediata e alguns casos podem ser feitos via translado terrestre: “se a gente consegue resolver o problema de imediato, como em um caso de cateterismo cardíaco, que vai ter um resultado mais rápido devido à logística, ou por exemplo, resolver um problema de AVC que tem que fazer uma embolização em três horas que tem maior sucesso nos casos de AVC isquêmico, então, sendo mais próximo ajudaria muito mais”.

A proposta de pactuação em saúde busca fortalecer a cooperação entre os estados vizinhos, visando a otimização dos recursos e a melhoria dos serviços oferecidos à população. 

Segundo Edna Reis, Secretária de Saúde, um grupo técnico será responsável por estudar e alinhar os detalhes necessários para a concretização dessa parceria: “foi muito receptiva a proposta e ficou acordada que vamos organizar uma comissão técnica entre secretários e vereadores para dar continuidade a da proposta de pactuação até que seja concluída entre os Estados. Mato Grosso atende pacientes do Tocantins, em especial, da Ilha do Bananal e Tocantins atende nossos pacientes em palmas no Hospital Geral HGP, precisamos desta entrada oficializada através desta pactuação”.

Ainda do município de Confresa, participaram do encontro o vereador Elton Messias (PP), vereadora Lucimeire Lázara (PT) e vereadora Marli Lima (REPUBLICANOS).

Prefeitos de Porto Alegre do Norte, Daniel do Lago (PL) e Santa Terezinha, Tiago Castellan (PSB), bem como os vereadores Lazaro Gonçalves (DEM) de Vila Rica e Keno (MDB) de Porto Alegre do Norte também fizeram parte do encontro e contribuíram ativamente com a causa, fazendo, inclusive a articulação necessária para que a reunião ocorresse. Cerca de 30 vereadores das demais cidades do Norte Araguaia, além dos Secretários de Saúde desses municípios, também se fizeram presentes no encontro.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • ARILSON SILVA SALES 26/01/2024 | 21:24

    Uma luta que não pode parar, sabemos que o desafio é muito grande, lutando já é difícil imagina de acomodarmos.

 
Sitevip Internet