Segunda-feira, 29 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Agro

Com o preço lá embaixo, americanos importam soja brasileira em janeiro

Desde 2019 os Estados Unidos não compravam soja brasileira neste período do ano, já que possuem larga oferta interna entre janeiro e fevereiro

02/02/2024 | 08:16

Canal Rural

Com o preço lá embaixo, americanos importam soja brasileira em janeiro

Foto: Reprodução

Três carregamentos de soja brasileira foram vendidos à vista para a produtora de frangos Perdue Farms, dos Estados Unidos. A informação é de reportagem da Bloomberg.

A compra se deve ao fato de o grão brasileiro estar muito barato, chamando a atenção de quem precisa esmagá-lo para fabricar óleo ou ração animal.

Se o negócio for realmente concretizado, esta será a primeira vez desde 2019 que os norte-americanos – vice-líderes mundiais em produção de soja – compram a oleaginosa nacional nesta época do ano, período em que os armazéns estadunidenses ainda têm estoque de sobra do produto.

De acordo com a reportagem, isso só ocorreu em outros dois anos: 2004 e 2009.

Soja brasileira barata

A soja brasileira está sendo negociada com um desconto de mais de US$ 1 por bushel em relação aos contratos futuros de Chicago, de acordo com dados da Commodity3. Já a soja carregada nos portos do sul dos Estados Unidos é negociada a um prêmio de US$ 0,53.

De acordo com a matéria da Bloomberg, que ouviu pessoas familiarizadas com o negócio, a soja brasileira deve ser entregue na Costa Leste norte-americana em março, partindo dos portos de Santarém, Barcarena e Itacoatiara, na região amazônica.

Ainda que os compradores dessa parte dos Estados Unidos costumem contar com a soja brasileira, a compra no início do ano é incomum.

O consultor de mercado de Safras & Mercado, Luiz Fernando Gutierrez Roque, diz que, embora não tenha conhecimento do negócio e nem enxergue vantagem logística na operação neste momento, o preço da soja brasileira está muito abaixo em relação a dos Estados Unidos, o que poderia viabilizar a compra.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet