Domingo, 28 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

São José do Xingu tem desempenho ruim e apresenta apenas 1% de vacinação da dose bivalente contra Covid

Painel de Distribuição de Vacinas de Mato Grosso mostra taxa de adesão da vacina bivalente entre os municípios

07/02/2024 | 08:24

Semana 7

São José do Xingu tem desempenho ruim e apresenta apenas 1% de vacinação da dose bivalente contra Covid

Foto: Reprodução

Campinápolis ocupa o primeiro lugar no ranking estadual com o melhor desempenho na vacinação bivalente contra a covid-19, com 40,22% de cobertura e 3.361 doses aplicadas. O município também possui a maior cobertura vacinal da região Araguaia. Os dados são do Painel de Distribuição de Vacinas de Mato Grosso.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina bivalente promove a imunização para novas variantes do coronavírus, além da cepa original e é recomendada para pessoas acima de 18 anos que completaram o esquema básico de vacinação ou que já receberam uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da mais recente dose recebida.

O município de General Carneiro tem a segunda maior cobertura regional, com 31,72% de cobertura e 1.300 pessoas que receberam o imunizante bivalente. Torixoréu, Água Boa e Ribeirãozinho completam o top cinco de melhor desempenho na vacinação, com 28,98%, 20,82% e 20,34%, respectivamente.

Já entre os que menos aplicaram doses da bivalente na região estão os municípios que não chegaram a 2% de cobertura: Novo Santo Antônio (0,93%), São José do Xingu (1,0%), Alto Taquari (1,25%), Nova Nazaré (1,33%) e Gaúcha do Norte (1,51%).

Ainda conforme os dados do Painel, Barra do Garças apresenta uma taxa de 12,96% de cobertura da vacina bivalente contra a Covid-19, com apenas 6.572 pessoas imunizadas do total de 64.526 aptos a receber o imunizante. (Veja ranking completo aqui)

Vacinação no estado

Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) fez um alerta sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 devido à baixa cobertura vacinal do imunizante. De acordo com o levantamento realizado pela pasta, a taxa de cobertura da vacina bivalente está em 8,60% no estado, o que aponta para a necessidade de a população se imunizar e prevenir as formas graves da doença.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet