Domingo, 28 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Confresa está entre os municípios que mais contrataram em dezembro, mas que também mais demitiram, mostra novo Caged

No período, Barra do Garças, Confresa e Água Boa foram os municípios que mais admitiram na região

08/02/2024 | 11:07

Redação

Confresa está entre os municípios que mais contrataram em dezembro, mas que também mais demitiram, mostra novo Caged

Foto: Reprodução

Em dezembro de 2023, as cidades da região do Araguaia registraram 2.849 contratações, de acordo com dados no novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência. 

Segundo o levantamento, houve 4.991 demissões, resultando em um saldo negativo de 2.142 empregos formais ao final do período. Os municípios da região são: Água Boa, Alto Boa Vista, Araguaiana, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, Luciara, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Pontal do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Ribeirão Cascalheira, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Vila Rica e Querência. 

As cidades com maior número de contratações foram Barra do Garças (712), Confresa (342) e Água Boa (307). Os três municípios que mais demitiram foram Barra do Garças, Querência e Confresa, com 1.976, 503 e 456 demissões, respectivamente.

Dos contratados no período, 66,51% eram homens e 33,49% mulheres, a maior parte (58,02%) tinha ensino médio completo e idades entre 18 e 24 anos (32,15%). O setor que mais contratou foi o do agronegócio.

Trabalho temporário

Em dezembro, o Brasil registrou 83.432 admissões de trabalhadores temporários. Jô Santos, gerente da Employer Recursos Humanos em Querência, explica que a região conta com diversas oportunidades para trabalhadores interessados em ingressar no mercado de trabalho como temporário.

“Após o aquecimento do mercado em decorrência das festas de fim de ano, as contratações serão retomadas com o início das safras agrícolas nas regiões do país. Na região, existem diversas oportunidades de trabalho temporário, para profissionais que desejam atuar em posições como auxiliar administrativo, classificadores, serviços gerais e operadores de armazém”, diz

Os interessados em uma  das vagas podem enviar o currículo para o e-mail: querencia@employer.com.br, pelo Whatsapp: (66) 69687-6772, presencialmente na Avenida Central, 1655 - sala 04 ou pelo site do BNE - http://webforms.bne.com.br/trabalhe-conosco/employerquerencia. Informações sobre os serviços prestados estão disponíveis no site https://employer.com.br/querencia/ ou podem ser obtidas pelo telefone (66) 9 9687-6772 . 

Direitos do Trabalhador Temporário   

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13o salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.    

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.    

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet