Domingo, 28 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Cerrado paulista e boto-do-araguaia: Luciara é destaque do Terra da Gente

Equipe ainda traz detalhes de uma predação inusitada em São Félix do Araguaia (MT)

17/02/2024 | 08:58 - Atualizada em 17/02/2024 | 09:01

G1

Cerrado paulista e boto-do-araguaia: Luciara é destaque do Terra da Gente

Floresta Estadual de Botucatu é lar para diversas espécies nativas do Cerrado

Foto: Carlos Roberto Teixeira

No programa deste sábado (17), a equipe do Terra da Gente finaliza a expedição pelo Rio das Mortes e aprende um pouco mais sobre uma espécie recém descoberta pela ciência: o boto-do-araguaia.

Também no Mato Grosso, em São Félix do Araguaia, veja detalhes sobre uma predação surpreendente que envolve uma onça-pintada.

Em Botucatu (SP), conheça uma unidade de conservação de Cerrado que abriga diversas espécies típicas do bioma, com destaque para uma ave pouco vista no estado. Por fim, aprenda a cozinhar uma receita saudável e saborosa de lasanha de batata-doce.

O Terra da Gente vai ao ar todos os sábados na EPTV, afiliada da TV Globo, às 14h. Para os espectadores que não são das regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas, o programa está disponível gratuitamente no Globoplay após sua exibição na TV.

Registro de onça-pintada predando boto-do-araguaia

Na cidade de São Félix do Araguaia (MT), um registro surpreendente: um dos animais mais vorazes do mundo encontra uma das espécies mais inteligentes da natureza.

Você já imaginou uma onça-pintada predando um boto-do-araguaia? A equipe traz em detalhes tudo sobre esse encontro junto à Associação Guardiões do Cerrado.

Onça-pintada é flagrada após predar boto-do-araguaia — Foto: Douglas Santos/Associação Guardiões do Cerrado

O boto mais brasileiro de todos

Neste sábado (17), você acompanha a última aventura pelo Rio das Mortes, desta vez na cidade de Luciara (MT). Os pescadores continuam sua busca por peixes locais e aproveitam para conhecer um pouco sobre a única espécie de boto exclusiva do Brasil: o boto-do-araguaia (Inia araguaiaensis).

O animal foi descrito em 2014, e mesmo sendo recém-conhecido, já é categorizado como uma espécie ameaçada por conta do grande impacto da presença humana na bacia do Tocantins-Araguaia.

A equipe do Terra da Gente tem um encontro inusitado com o boto. Quando a equipe fisga uma piraíba (Brachyplatystoma filamentosum), o mamífero entra na disputa e trava uma batalha incansável pelo peixe. Quem será que se deu melhor?

Equipe do TG disputa piraíba com boto-do-araguaia — Foto: José Ferreira/TG

Floresta Estadual de Botucatu abriga ave rara do Cerrado paulista

Você sabia que existe Cerrado em São Paulo? Para conhecê-lo, o Terra da Gente te leva para a Floresta Estadual de Botucatu, uma unidade de conservação administrada pelo Instituto Florestal do Estado de São Paulo (IFESP).

No local, habitam cerca de 198 espécies de aves e 210 de plantas nativas do Cerrado. Dentre as espécies, uma ave rara que possui poucos registros no estado de São Paulo e faz sucesso entre os observadores. O objetivo da equipe é registrar o papa-moscas-do-campo (Culicivora caudacuta).

O papa-moscas-do-campo é uma espécie rara de ser avistada no Cerrado paulista — Foto: Márcio de Campos/TG

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet