Sábado, 27 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Agro

Tocantins quer certificação de estado livre de febre aftosa sem vacinação

Iniciativa irá envolver 1.171 animais de 53 propriedades rurais em 40 municípios tocantinenses

23/02/2024 | 08:49

Canal Rural

Tocantins quer certificação de estado livre de febre aftosa sem vacinação

Foto: Reprodução

A partir de março, o governo do Tocantins realizará um estudo soroepidemiológico para comprovar a ausência de circulação viral da febre aftosa no estado.

Por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o estudo irá envolver 1.171 animais de 53 propriedades rurais em 40 municípios tocantinenses.

De acordo com o presidente da Adapec, Paulo Lima, a iniciativa é fundamental para o estado conquistar a certificação internacional de livres da febre aftosa sem vacinação.

“Isso possibilitará o fortalecimento da nossa pecuária e, consequentemente, da nossa economia, com a abertura de novos mercados”, pontuou o presidente. 

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires, explicou que a amostra foi estabelecida pela equipe do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Universidade de São Paulo (USP), responsáveis pela condução dos estudos, cujos critérios obedecem a modelos epidemiológicos cientificamente pré-estabelecidos.

“Neste estudo sorológico, serão envolvidos os animais com, no máximo, 24 meses de vida, ou seja, aqueles nascidos após a suspensão da vacina no Tocantins. Ele iniciará em março e deverá ser finalizado até o mês de junho,” destacou João Eduardo, acrescentando que os produtores rurais não terão nenhum custo com o estudo.

De acordo com o governo do Tocantins, a Adapec está na fase de preparação e orientação dos técnicos que irão a campo realizar as coletas e a triagem laboratorial para, posteriormente, fazer o encaminhamento das amostras ao laboratório indicado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O estudo será realizado também nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, que compõem a Área 1, definida pelo Mapa.

Segundo o Mapa, atualmente, no Brasil, somente os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso têm a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet