Segunda-feira, 29 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Economia

China habilita 38 frigoríficos brasileiros para exportar carne, Confresa na lista

Esse é o maior número de plantas autorizadas de uma só vez na história; JBS é a empresa com mais aprovações nesta rodada

13/03/2024 | 11:03 - Atualizada em 13/03/2024 | 11:49

Globo Rural

China habilita 38 frigoríficos brasileiros para exportar carne, Confresa na lista

Foto: Claudio Belli/Valor

A China anunciou a habilitação de 38 frigoríficos brasileiros para exportar carne bovina, de aves e suína para lá. Esse é o maior número de plantas autorizadas de uma só vez na história.

São 24 plantas produtoras de carne bovina, oito de carne de aves e um estabelecimento de carne bovina termoprocessada. Também foram habilitados cinco entrepostos, sendo um de carne bovina, três de frango e um de suínos.

A previsão do governo brasileiro é que as novas habilitações gerem R$ 10 bilhões adicionais à balança comercial.

Em dezembro de 2023, auditores chineses visitaram 18 frigoríficos brasileiros para inspeção, sendo que três unidades já eram habilitadas. Já em janeiro, outras 29 plantas foram auditadas por videoconferência. Das 44 empresas inspecionadas, 38 receberam autorização para exportar. As demais não foram avalizadas por falta alguns documentos, apurou a reportagem.

A planta da Seara em Itajaí (SC) foi habilitada para a exportação de dois tipos de produtos, aves e suínos, e por isso é contabilizada duas vezes. A JBS foi a empresa com mais habilitações obtidas para exportar carne para a China nesta nova rodada de aprovações, com dez novas plantas habilitadas.

Ainda entre as gigantes do setor, a Minerva conseguiu habilitação para duas de suas unidades, uma em Janaúba (MG) e outra em Araguaína (TO). A Marfrig teve sua planta de Bataguassu (MS) habilitada pelos chineses, que é uma das maiores unidades da companhia. A BRF, controlada pela Marfrig, conseguiu aprovação da China para o embarque de aves pela unidade de Chapecó (SC).

Na carta que enviou ao governo brasileiro, a China diz que "a fim de promover o registro de empresas brasileiras de carne na China e continuar a fortalecer a cooperação na área de importação e exportação de segurança alimentar entre a China e o Brasil, com a estreita cooperação entre as duas partes, a China concluiu recentemente a revisão de 44 empresas de carne recomendado pelo Brasil e aprovado na análise do documento".

Em 2024, Brasil e China celebram 50 anos de relações diplomáticas. O mercado chinês é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, suína e de frango.

Antes dessas autorizações, o Brasil tinha 106 plantas habilitadas para a China: 47 de aves, 41 de bovinos, 17 de suínos e 1 de asininos. Agora, são 144 unidades no total.

Recentemente, a China retirou a medida antidumping que era aplicada desde 2019 às exportações brasileiras de carne de frango. O mecanismo sobretaxava os negócios entre 17,8% e 34,2% conforme a empresa exportadora.

Novo marco entre os países
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o anúncio da habilitação de 38 novos frigoríficos para exportar carnes para a China significa um marco na relação bilateral entre os dois países.

"O governo da China acaba de anunciar o estabelecimento de 38 novas plantas comerciais de carnes brasileiras para comercializar com aquele país. É um recorde histórico, um momento muito especial", disse em postagem nas redes sociais.

Fávaro agradeceu ao governo da China pela "confiança estabelecida" na relação com o Brasil. "Esse é um momento importante para os dois lados. A China vai receber carnes de qualidade, com preço competitivos, com a garantia dos produtos à sua população e a certeza que vai ampliar suas relações comerciais com Brasil também, vendendo produtos chineses à nossa agropecuária", disse o ministro. "Esse é um dia histórico para a relação Brasil-China, um dia histórico para a nossa agropecuária".

O ministro ressaltou que a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi importante para as habilitações por conta do "tratamento especial que dá à diplomacia" e por ter "estreitado laços comerciais com a China".

Setor comemora
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou o anúncio da habilitação de novas unidades frigoríficas de carne de frango e entrepostos frigoríficos para exportar para a China.

"É o maior incremento de habilitações de aves já realizado pela China, após cinco anos sem novas unidades autorizadas. As habilitações são fruto dos esforços conduzidos com competência pelo Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e sua equipe, além do Ministério das Relações Exteriores e demais órgãos do Governo. São, também, um importante reconhecimento da China ao trabalho realizado pelo Brasil”, destacou, em nota, o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Agora, o Brasil conta com 55 plantas de aves habilitadas para exportar para a China e quatro entrepostos frigoríficos. "Há boas expectativas sobre o desempenho das vendas brasileiras para o país asiático com estas habilitações, especialmente porque novos grupos empresariais terão pela primeira vez acesso a este importante mercado. A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne de frango, com 10% de todos os embarques realizados pelo setor no primeiro bimestre deste ano", analisou o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua.

Veja a lista dos frigoríficos habilitados:

Bovinos

JBS - Santana do Araguaína (PA)
JBS - Naviraí (MS)
JBS - Confresa (MT)
JBS - Alta Floresta (MT)
JBS - Marabá (PA)
JBS - Campo Grande (MS) - SIF 4400
JBS - Campo Grande (MS) - SIF 1662
JBS - Pimenta Bueno (RO)
JBS - Diamantino (MT)
JBS - Pontes e Lacerda (MT)
Minerva - Araguaína (TO)
Minerva - Janaúba (MG)
Marfrig - Bataguassu (MS)
Beauvallet Goiás Alimentos - Inhunmas (GO)
Prima Foods - Cassilândia (MS)
Prima Foods - Santa Fé de Goiás (GO)
Mercúrio Alimentos - Xinguara (PA)
Frigorífico Tavares da Silva - FTS - Xinguara (PA)
Better Beef - Rancharia (SP)
Boa Carne - Colider (MT)
Boibras - São Gabriel do Oeste (MS)
Distriboi - Ji-Paraná (RO)
Pantaneira - Várzea Grande (MT)
Frigorífico Rio Machado - Ji-Paraná (RO)
Pampeano - Hulha Negra (RS)

Aves

Seara - Santo Inácio (PR)
Aurora - Guatambú (SC)
BRF - Chapecó (SC)
Dip Frangos - Capanema (PR)
Jaguafrangos - Jaguapitã (PR)
Avenorte - Cianorte (PR)
Cooperativa Languiru - Westfalia (RS)
Plusval - Umuarama (PR)

Entreposto de produtos de origem animal

Seara - Itajaí (SC) - aves e suínos
Aurora - Itajaí (SC)
Cotriguaçu - Cascavel (PR)
Martini Meat - Rio Grande (RS)

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet