Terça-feira, 30 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Defensoria alinha com prefeito doação de terreno para construção de sede própria em Vila Rica

Prefeito afirmou que vai solicitar à Câmara a doação de um terreno visando a construção de um econúcleo da Defensoria na comarca

18/03/2024 | 08:19

Redação

Defensoria alinha com prefeito doação de terreno para construção de sede própria em Vila Rica

Foto: Reprodução

Na tarde de terça-feira (12), a defensora pública-geral, Luziane Castro, reuniu-se com o prefeito de Vila Rica (1.259 km de Cuiabá), Abmael Borges da Silveira, e realizou tratativas visando a doação de um terreno para a construção de uma sede própria da DPMT.

“Solicitei presencialmente ao prefeito a parceria para a instalação da Defensoria na comarca. Ele falou que não teria possibilidade de auxiliar com um espaço próprio, mas se prontificou a encaminhar um projeto de lei à Câmara para a doação de um terreno para a construção de um econúcleo”, explicou Luziane.

Os econúcleos são estruturas modulares do tipo contêiner, mais baratas e sustentáveis, com a utilização de energia solar.

Na reunião, o prefeito informou que não teria dificuldade de formalizar essa autorização por meio do legislativo municipal e, com isso, a Defensoria obteria o terreno para a construção do econúcleo.

O Núcleo de Vila Rica funciona apenas de maneira remota, desde o dia 11 de dezembro de 2023. No momento, somente a defensora pública Isabella Chimeli está lotada na comarca.

“Ter uma sede própria seria o ideal para um atendimento humanitário e acolhedor da Defensoria. Além disso, evita questões de eventual prejuízo aos assistidos ao serem identificados no Fórum”, pontuou a defensora.

A defensora está atuando remotamente na comarca desde o dia 18 de janeiro. O núcleo conta também com um assessor jurídico e uma estagiária de pós-graduação.

Há um processo em andamento para contratação de um estagiário de graduação e duas estagiárias voluntárias, em razão do grande volume de trabalho.

Vila Rica tem 19.888 habitantes, de acordo com o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A comarca engloba também os municípios de Santa Terezinha e Santa Cruz do Xingú, bem como os distritos de Antônio Rosa e Santo Antônio do Fontoura.

Em dezembro do ano passado, o secretário executivo da DPMT, Clodoaldo Queiroz, já tinha se reunido com o prefeito Abmael Borges da Silveira, visando a disponibilização de um terreno para a construção de uma sede própria da Defensoria na comarca.

Conforme previsto em 2023, a Defensoria Pública chegou a todas as 79 comarcas de Mato Grosso no início deste ano. Agora, o órgão busca estruturar os núcleos com o intuito de prestar o melhor atendimento ao cidadão.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet