Quinta-feira, 2 de maio de 2024
informe o texto

Notícias | Política

AMM aprova mudança de estatuto e redução de mandato

Leonardo Bertolin aprovou, por meio de assembleia geral, parte das propostas de campanha

05/04/2024 | 06:55

Redação

AMM aprova mudança de estatuto e redução de mandato

O prefeito Leonardo Bortolin, que preside a AMM: adequações

Foto: Reprodução

Em menos de cem dias de trabalho, a nova diretoria da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) cumpriu parte das ações anunciadas durante a campanha eleitoral, implementando mudanças estatutárias e administrativas.

Entre as alterações, definidas em assembleia geral extraordinária, prefeitos e prefeitas aprovaram a redução do mandato eletivo para dois anos, a partir de 2026.  

"A limitação de reeleição para um único mandato adicional para o mesmo cargo busca promover a alternância de poder, assegurando que novas ideias e perspectivas possam contribuir para o desenvolvimento municipal", disse a AMM, por meio de nota. 

Outra inovação é a limitação de reeleições para os cargos de direção, permitindo apenas uma reeleição consecutiva. 

A nova diretoria também aprovou a medida de que apenas prefeitos em mandato poderão votar nas eleições presidenciais da AMM, previstas para ocorrer em janeiro de 2027. 

A assembleia geral agora pode ser realizada em formatos presencial, telepresencial ou híbrido, adaptando-se às necessidades de participação dos associados, enquanto mantém a integridade do processo eleitoral. E fica definido a adoção exclusiva do voto presencial nas eleições, utilizando as urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a AMM assegura um processo de escolha transparente e seguro para todos os envolvidos.

Já o cargo de presidente, assim como os demais cargos da diretoria e do conselho fiscal, não será remunerado, reforçando o caráter voluntário e dedicado dos membros à causa municipalista. 

Adicionalmente, a nova regra traz que um ex-prefeito somente poderá se candidatar a Diretor Presidente da entidade na eleição imediatamente subsequente ao encerramento do seu mandato de prefeito.

“Essas medidas refletem nosso compromisso em manter a AMM como referência nacional em defesa dos municípios. Acreditamos que a alternância de liderança, juntamente com a pluralidade de ideias e ações, fortalecerá ainda mais nossa instituição, afirmou Leonardo Bortolin, presidente da AMM.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Maria José M silva 05/04/2024 | 20:39

    Parabéns pela essa ação que ja deveria ter feito à mais tempo, porque a maioria dos políticos de hoje so querem fazer farra com o dinheiro público, então o que se percebe à mais tempo é que se não criar leis para barrar pelo menos um pouco dessas roubalheira em nosso país não vai durar muito tempo pra nós brasileiro está igual uma Vezuela. Acorda nação, acorda Brasil.

 
Sitevip Internet