Terça-feira, 30 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Polícia

Domínio de cidades e Operação Canguçu: 1 ano do ataque à Confresa

Além dos mortos na operação, cinco suspeitos foram presos, dois foram capturados pela Polícia Militar na área do cerco e os outros três, que teriam ajudado na logística do crime, foram presos em Redenção (PA) e em Araguaína (TO) pela Polícia Civil de

09/04/2024 | 09:58 - Atualizada em 09/04/2024 | 10:16

Redação Olhar Alerta

Domínio de cidades e Operação Canguçu: 1 ano do ataque à Confresa

Foto: Reprodução

No dia 9 de abril de 2023, um domingo de páscoa, o município de Confresa vivenciou o que não esperava para um dia de tamanho significado: um ataque desencadeado por um grupo de cerca de 20 homens armados que tinha o intuito de roubar dinheiro da Brinks, uma empresa de segurança de valores localizada no município.

Conforme apurou o site Olhar Alerta, os tiros começaram a ser ouvidos pouco depois das 16:30h, quando os criminosos em carros blindados invadiram a cidade e passaram a atirar com armas de grosso calibre. A maioria deles perten
cia à facção criminosa paulista PCC - Primeiro Comando da Capital.

Um dos alvos do grupo foi a 27ª Companhia Independente de Polícia Militar. Um carro que havia sido roubado poucos minutos antes, pertencente à uma empresária do município, foi jogado contra o portão da unidade de polícia e incendiado em seguida.



Todas as rodovias e diversas estradas vicinais que davam acesso à cidade foram fechadas pelos criminosos, que roubaram veículos e incendiaram trancando as passagens dos carros.



Enquanto parte do grupo criminoso estava em pontos estratégicos e ruas da cidade disparando afim de coibir qualquer ação, alguns foram para a sede da Brinks, onde renderam funcionários e tentaram chegar ao cofre, o que não foi possível devido aos mecanismos de segurança existentes no local. Eles esperavam conseguir levar ao menos R$ 3,5 milhões em dinheiro, mas tiveram que fugir sem nada.

Durante a ação, além de construções e veículos terem sido danificados pelos tiros, uma pessoa foi atingida por um tiro na região do tórax.



Algumas pessoas foram usadas como reféns e parede humana no local roubo para que os criminosos fugissem. O grupo saiu do município por volta de 18:20h e a caçada conhecida como Operação Canguçu - nome que fazia referência ao local onde os criminosos se esconderam - começou.



Foram empenhados mais de 300 policiais de cinco Estados brasileiros: Mato Grosso, Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais. A caçada foi considerada como uma das maiores do país.



Durante quase 40 dias, as forças de segurança se uniram para encontrar os criminosos que fugiram pelos rios Araguaia e Javaés, desembarcando na região de Pium, no Tocantins, região da Ilha do Bananal. Os fugitivos chegaram a se esconder nas copas das árvores, utilizavam sacos nos pés para não deixarem pegadas e se alimentaram de milho, sal e ureia.



De forma ininterrupta policiais com o auxílio de equipamentos de tecnologia de ponta e cães farejadores estiveram pelas matas e realizando fiscalizações intensivas pela região onde os criminosos estavam.


Policiais com cães buscam por criminosos escondidos na Ilha do Bananal — Foto: Reprodução

Além dos mortos na operação, cinco suspeitos foram presos, dois foram capturados pela Polícia Militar na área do cerco e os outros três, que teriam ajudado na logística do crime, foram presos em Redenção (PA) e em Araguaína (TO) pela Polícia Civil de Mato Grosso.



Não houve baixas policiais durante a operação.

 Veja abaixo a relação dos suspeitos que morreram em confrontos com policiais:
  1. Danilo Ricardo Ferreira – 46 anos, morto no dia 10 de abril, natural de São Paulo (SP)
  2. Raul Yuri de Jesus Rodrigues – 29 anos, morto no dia 12 de abril, natural de Diadema (SP)
  3. Eduardo Batista Campos – 32 anos, morto no dia 19 de abril, natural de Imperatriz (MA)
  4. Julimar Viana de Deus – 35 anos, morto no dia 19 de abril, natural de Imperatriz (MA)
  5. Célio Carlos Monteiro – 62 anos, morto no dia 19 de abril, natural de Avaré (SP)
  6. José Cláudio dos Santos Braz – 37 anos, morto no dia 19 de abril, natural de Serra Talhada (PE)
  7. Matheus Fernandes Alves – 27 anos, morto no dia 22 de abril, natural de Goiânia (GO)
  8. Jonathan Camilo Melo de Sousa – 34 anos, morto no dia 27 de abril, natural de São Paulo (SP)
  9. Airton Magalhães Marques – 27 anos, morto no dia 29 de abril, natural de Salvador (BA)
  10. Luiz Gustavo Pereira dos Santos – 35 anos, morto no dia 1º de maio, natural de São Paulo (SP)
  11. Rafael Ferreira Pinto – 34 anos, morto no dia 1º de maio, natural de Osasco (SP)
  12. Ericson Lopes de Abreu – 31 anos, morto no dia 1º de maio, natural de Guarulhos (SP)
  13. Luis Silva – 46 anos, morto no dia 1º de maio, natural de São Miguel Arcanjo (SP)
  14. Gilvan Moraes da Silva – 45 anos, morto no dia 2 de maio, natural de Marabá (PA)
  15. Robson Moura dos Santos – 33 anos, morto no dia 2 de maio, natural de Jacundá (PA)
  16. Ronildo Alves dos Santos – 41 anos, morto no dia 8 de maio, natural de São Paulo (SP)
  17. Ricardo Aparecido da Silva – 39 anos, morto no dia 10 de maio, natural de Nova Odessa (SP)
  18. Janiel Ferreira Araújo – 43 anos, morto no dia 13 de maio, natural de Marabá (PA)


Foram apreendidos pelo menos 16 fuzis de grosso calibre, incluindo um armamento antiaéreo calibre .50 e um fuzil belga roubado da polícia de São Paulo. Também foram encontrados fuzis AK-47, AR-15, 556, 762 e 308, além de centenas de munições.




Fuzil .50 foi deixado por criminosos durante fuga, na Ilha do Bananal — Foto: Divulgação

Conforme as investigações feitas pela Polícia Civil, os criminosos prepararam o ataque por cerca de 2 anos e gastaram mais de R$ 2 milhões na ação criminosa.



Policiais durante a Operação Canguçu — Foto: PMTO/Divulgação
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet