A campanha de vacinação contra a raiva em animais domésticos terá um Dia D que será realizado no sábado (31) em Confresa.
Conforme apurou o site Olhar Alerta, serão vacinados cães e gatos a partir dos 3 meses de vida. Mesmo os animais vacinados na última campanha realizada no ano passado devem receber o imunizante na edição desse ano.
O Dia D acontecerá das 8h às 17h nos postos de vacinação: Matinha, Praça Camilão, PSF Vila Nova, PSF Santa Luzia, PSF Pastor Reinaldo, PSF Jardim Planalto e Escola Vida e Esperança.
Porque vacinar meu cachorro/gato contra a raiva?
A raiva é uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.
A doença é caracterizada por sintomas neurológicos em animais e seres humanos. O vírus multiplica-se no local da lesão e migra para o sistema nervoso e, a partir daí, para diferentes órgãos. Ela gera uma encefalite aguda capaz de levar as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos.
Estima-se que a cada ano cerca 60 mil pessoas morram no mundo devido à infecção causada pelo vírus da raiva, sendo 40% delas crianças. A eliminação da raiva humana é possível, mas, para isso, é necessário manter os gatos e cachorros domésticos vacinados, além de evitar o contato com animais silvestres.