A Justiça Eleitoral já deferiu 5 das 7 candidaturas à prefeitura de Confresa. Os candidatos confirmados até agora são: Beny Godoy (AGIR); Cláudia Voltoline (UNIÃO); Delegado Marcos Leão (SOLIDARIEDADE), Professora Lucimeire (PT); e Ricardo Babinski (MDB). A análise sobre a aceitação ou rejeição das candidaturas é conduzida por juízas e juízes eleitorais de primeira instância. Em Confresa, 2 outros candidatos ainda aguardam a decisão da Justiça Eleitoral: Gaspar Domingos Lazari (PSD); e Dr. Iron (PRTB).
Conforme apurou o site Olhar Alerta, o prazo limite para que todos os pedidos de registro, incluindo aqueles que foram contestados e seus recursos, sejam julgados pelas instâncias competentes e as respectivas decisões sejam divulgadas é 16 de setembro.
O total de candidaturas só será oficialmente definido após a eleição, pois o número de candidatos pode mudar devido a falecimentos, renúncias, indeferimentos de registros, entre outros motivos.
Substituições
Conforme o artigo 69 da Resolução nº 23.609/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), partidos, federações ou coligações têm a permissão de substituir candidatas ou candidatos cujo registro tenha sido negado, cancelado, cassado, ou que tenha renunciado ou falecido após o prazo final de registro.
A escolha do substituto deve seguir as regras estabelecidas no estatuto do partido ou federação responsável pela candidatura e o pedido de registro deve ser feito no prazo máximo de dez dias, contados a partir do ocorrido, como a anulação de convenção ou a comunicação judicial que gerou a substituição.