O candidato Dr. Iron anunciou a desistência de sua candidatura à prefeitura de Confresa nas eleições de 2024. A informação foi confirmada pela sua assessoria.
Conforme apurou o site Olhar Alerta, o médico teve sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral após pedidos de impugnação com base em duas irregularidades: ausência de filiação partidária válida e suspensão dos direitos políticos do candidato.
Foi constatado que Iron não está filiado ao PRTB, partido pelo qual oficializou sua candidatura. Conforme a legislação eleitoral brasileira, para disputar cargos eletivos, é obrigatório que o candidato esteja filiado ao partido pelo qual concorre. No entanto, uma consulta ao sistema da Justiça Eleitoral revelou que o ex-prefeito ainda está vinculado ao PP (Partido Progressista).
Além da irregularidade quanto à filiação, o candidato também teve sua candidatura rejeitada por estar com seus direitos políticos suspensos. A suspensão foi resultado de uma condenação por improbidade administrativa, que transitou em julgado em 2019.
Em reunião com as lideranças da chapa, foi decidido que Dr. Iron desistiria de sua candidatura e apoiaria a candidata Claudia Voltoline (UNIÃO).
Dr. Iron foi procurado pela reportagem, mas até a finalização da matéria, não se manifestou.