Quedas de energia frequentes têm ocorrido nas cidades das regiões Médio e Norte Araguaia, em Mato Grosso, e também no Sul do Pará, desde a noite de terça-feira (17). As oscilações, que acontecem principalmente à noite, têm afetado os moradores.
A reportagem do site Olhar Alerta entrou em contato, ao longo da semana, com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e com a Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia no Estado, para esclarecer o ocorrido e obter uma previsão de normalização.
Por telefone, o ONS informou desconhecer o problema. Já a Energisa enviou uma nota afirmando que duas torres foram derrubadas e que as causas ainda estão sendo investigadas.
A concessionária esclareceu, ainda, que o prazo para a conclusão dos serviços de normalização é no domingo (22) e que, até lá, o sistema poderá continuar instável.
Veja a nota na íntegra:
ENERGISA: INFORMAÇÃO RELEVANTE
Falha em rede de transmissão de energia afeta o Araguaia
Parte dos municípios do Vale do Araguaia, em Mato Grosso, sentem desde a noite de terça-feira (17), oscilações e quedas no fornecimento de energia por conta de falhas em linhas de transmissão. Duas torres foram derrubadas. As causas ainda são investigadas.
A companhia está acompanhando junto aos responsáveis, a normalização do serviço. A transmissora informou que o prazo de conclusão é até domingo, dia 22/09. E que até lá o sistema pode sofrer com instabilidades.
As linhas de transmissão são monitoradas via Operador Nacional do Sistema (ONS). Elas conectam os estados, às fontes de geração de energia no país, como hidrelétricas e termelétricas. Nos estados, essa energia é entregue às distribuidoras, que atendem casas, empresas e indústrias.
A Energisa informa que está à disposição para apoiar os clientes por meio dos canais de atendimento. São eles:
Call Center: 0800 646 4196
Site: energisa.com.br
WhatsApp: (65)99999-7974.