Dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apontam que Mato Grosso aumentou em 21% o número de mulheres na Câmara de Vereadores dos municípios, comparando os resultados obtidos na eleição desse domingo (6) e os da última legislatura, ocorrida em 2020. O valor mostra que, no próximo ano, o Estado contará com a maior participação feminina da história no Legislativo municipal.
Com as eleições de domingo, 20% das 1.404 vagas para o cargo de vereador passarão a ser ocupadas por mulheres, ou seja, 277. Em Cuiabá, foram eleitas oito candidatas, o que representa que a Câmara Municipal terá 30% do seu quadro composto por mulheres.
Com base nos dados da Justiça Eleitoral, Mato Grosso elegeu 164 mulheres em 2008, 178 em 2012 e 189 em 2016. Já nas eleições de 2020, foram 229 vereadoras eleitas, sendo um salto daquele ano para este, quando as 277 candidatas foram eleitas nas Câmaras municipais.
Prefeituras
Mesmo que a participação feminina tenha chegado às Câmaras municipais, essa realidade não é a mesma nas prefeituras. Dos 142 municípios de Mato Grosso, apenas 12 tiveram mulheres eleitas para o cargo de prefeita, sendo eles: Alto Taquari, Aripuanã, Barra do Bugres, Barão de Melgaço, Cáceres, Glória d’Oeste, Nova Maringá, Pedra Preta, Ribeirão Cascalheira, Santa Cruz do Xingu, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande.
Já o número de vice-prefeitas é mais que o dobro, somando 29 ao total. Nenhuma das prefeituras será chefiada, em conjunto, por prefeita e vice-prefeita mulheres.