O sistema de monitoramento de raios da Energisa Mato Grosso registrou mais de 3,2 milhões de descargas atmosféricas entre os meses de janeiro e setembro deste ano.
Segundo a meteorologista e consultora da concessionária, Ana Paula Paes o número de raios pode aumentar até o final do ano por conta da previsão de tempestades no estado.
“Nos próximos dias a previsão é de tempo nublado a encoberto e com condições para chuva moderada a localmente forte, acompanhadas de descargas atmosféricas, isso se dá por causa da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCAS)”, explicou.
De olho no clima, a Energisa Mato Grosso segue com as equipes de prontidão e aproveita para reforçar orientações de segurança que podem evitar acidentes com a eletricidade nos dias chuvosos.
“Há ocasiões em que essas chuvas vêm acompanhadas de ventos fortes que causam quedas de árvores, destelhamentos, quebra de postes e rompimentos de cabos de energia, prejudicando o fornecimento de energia. E nesse cenário algumas atitudes inseguras podem colocar em risco a vida da população”, explicou Heitor Galdino, coordenador de saúde e segurança da Energisa.
Entre as atitudes, a profissional destaca o perigo de ficar exposto a céu aberto durante a aproximação de um temporal. “Se estiver fora de casa, busque um local fechado para se abrigar e, consequentemente, evitar acidentes com raios”.
Cuidados dentro de casa
- Evite o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
- Evite o uso de chuveiro ou torneira elétrica;
- Evite consertos de instalações elétricas;
- Se possível, permaneça dentro de casa enquanto estiver chovendo.
Cuidados fora de casa
- Não encoste em objetos metálicos como postes, cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
- Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos;
- Não tente carregar aparelhos móveis, como celulares, em locais úmidos;
- Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria;
- Evite estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados