Segunda-feira, 9 de dezembro de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Justiça suspende liminar e autoriza realização do concurso público de Porto Alegre do Norte

A equipe que aplicará a prova, no entando, decidiu remarcar o certame para nova data, que será divulgada posteriormente

23/11/2024 | 18:30 - Atualizada em 23/11/2024 | 18:44

Redação Olhar Alerta

Justiça suspende liminar e autoriza realização do concurso público de Porto Alegre do Norte

Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu, neste sábado (23), suspender a liminar que interrompia o concurso público nº 001/2024 da Prefeitura de Porto Alegre do Norte. Com isso, as provas objetivas previstas para o próximo domingo (24), poderiam ser realizadas normalmente.

Conforme apurou o site Olhar Alerta, a liminar havia sido concedida pelo Juízo da 2ª Vara da Comarca de Porto Alegre do Norte, após denúncia do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT). O órgão alegou falta de estudo de impacto financeiro para a contratação de servidores e inconsistências entre as cargas previstas na legislação municipal e no edital do certame.

Ao julgar o recurso do município, a desembargadora Vandymara Paiva Zanolo destacou que as denúncias do MPMT, com base na notificação recomendação nº 028/2024 e no relatório de auditorias internas nº 004/2024, envolvem apenas três das 83 cargas ofertadas. Ela enfatizou que a suspensão do concurso, a poucas horas das provas, causaria prejuízos graves e de dificuldade de reposição aos 3.126 candidatos inscritos, que já gastaram com inscrições, transporte, hospedagem e alimentação.

A decisão também destacou que a Administração já mobilizou profissionais e reservou vagas para a aplicação das provas, o que resultou em altos custos. Nesse contexto, a desembargadora considerando a suspensão imediata de certame desproporcional, especialmente porque a discussão sobre possíveis irregularidades pode ser comprovada posteriormente, sem afetar a realização das provas.

O tribunal apontou o periculum in mora inverso, ou seja, o risco de danos maiores à coletividade e à Administração caso o concurso fosse suspenso. Além disso, a análise das irregularidades exigirá um processo mais detalhado, com ampla defesa e contraditório, inviável em caráter liminar.

A equipe que aplicará a prova, no entando, decidiu remarcar o certame para nova data, que será divulgada posteriormente.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Robersino dos santos silva 23/11/2024 | 23:11

    Boa noite,gostaria de deixar o meu desabafo por me sentir traido pela própria justiça de forma tão injustiçada onde meus familiares que está fora da região fazendo suas formações de qualificação para o futuro e se desloca de tão distante nas últimas horas pra realizar a prova do concurso e nas últimas horas sai esse pesso resultado então deixo a pergunta quem seria capaz de ressarcir esses prejuízos tão cruel pra quem vive batalhando pra vencer as dificuldades da vida sendo que constantemente vém acontecendo nos concursos da região araguaia onde poderia ser analisado com prazos

 
Sitevip Internet