A deputada estadual Janaina Riva (MDB) disse que é a favor de que o partido não tenha nenhuma secretaria no Governo do Estado para que os filiados tenham autonomia para definir quais as candidaturas serão construídas para 2026. Janaina é pré-candidata ao Senado, posto que o governador Mauro Mendes (União) também deverá buscar na próxima eleição.
“Nós deputados estaduais entendemos que o partido não deve participar de nenhuma secretaria, que o partido não deve mais ter secretaria no Governo. Isso dá independência para todos os deputados e nós achamos que está bom do jeito que está”, disse em conversa com jornalistas.
Desde que o governador Mauro Mendes assumiu o cargo, o MDB tinha recebido a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf). Silvano Amaral cedeu o posto para Teté Bezerra que, por sua vez, foi substituída por Luluca Ribeiro.
A parceria foi “rompida” depois que o ex-deputado José Riva disse que a filha iria para a oposição ao governador se fosse preterida na disputa pela primeira secretaria da Assembleia Legislativa. Depois disso, Luluca Ribeiro foi exonerado e o MDB ficou sem pasta, apesar de continuar na base aliada. Segundo Janaina, a tendência é que isso continue.
“[O presidente do partido, Carlos] Bezerra não está em Mato Grosso, mas tão logo ele chegue a gente já quer fazer essa reunião para a gente alinhar, trocar uma ideia e conversar. Aqui na Assembleia, os deputados, todos eles, têm um entendimento de que o partido fica na base”, afirmou.
“Se fosse do interesse do governador [que o MDB estivesse no staff], ele já teria chamado o nosso presidente Bezerra para conversar e nós entendemos que agora não é mais necessário. Eu acho que a gente tem portas abertas em todas as secretarias, não é uma prioridade do partido. Acho que assim fica melhor”, concluiu.