Quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
informe o texto

Notícias | Agro

O impacto do atraso nas chuvas nas lavouras de soja em MT

A Aprosoja MT destaca os desafios climáticos e logísticos dos produtores de soja estado, impactando as lavouras e impulsionando a busca por soluções para o futuro da produção

28/11/2024 | 06:57

Canal Rural

O impacto do atraso nas chuvas nas lavouras de soja em MT

Foto: Reprodução

A série ‘Mato Grosso Clima e Mercado‘, promovida pela Aprosoja MT, segue com sua cobertura das realidades enfrentadas pelos produtores rurais do estado. Dessa vez, a equipe visita a região de Itiquira, onde os produtores compartilham os desafios climáticos e de logística que impactam diretamente as lavouras. A principal preocupação deste ano foi o atraso nas chuvas, que afetou o início do plantio da soja e a janela para o milho safrinha.

O clima e o impacto na soja

Segundo os produtores locais, o clima apresentou um comportamento atípico. Normalmente, as chuvas começam a cair em setembro, o que permite iniciar o plantio da soja nesse período. No entanto, em 2024, a primeira chuva significativa só ocorreu em 10 de outubro, gerando um atraso de cerca de uma semana no plantio. Esse atraso impacta a produtividade, a logística e a programação das aplicações de insumos, especialmente na última aplicação de fungicida.

Por outro lado…

Apesar do atraso, a maioria das lavouras está dentro da normalidade. No entanto, o atraso no plantio pode gerar desafios futuros, como o impacto na aplicação de fungicidas e o manejo de pragas. A região de Itiquira enfrenta uma pressão com a presença de algumas pragas, como percevejos e lagartas, mas nada fora do esperado para a época do ano. A preocupação maior, no entanto, está no efeito do atraso nas chuvas sobre a soja e, principalmente, sobre o milho safrinha.

A região de Itiquira também enfrenta um desafio de armazenagem, pois o número de armazéns na localidade é limitado. Muitos produtores da região contam com armazenagem própria, o que ajuda a aliviar a pressão logística. No entanto, os produtores sem armazém sofrem com as dificuldades de armazenar a produção, principalmente devido ao baixo número de unidades de armazenagem na região.

A armazenagem própria é vista como uma estratégia fundamental para minimizar os impactos da sazonalidade de preços, já que permite ao produtor vender sua soja de forma mais pausada, aproveitando os melhores momentos do mercado.

A Aprosoja MT segue atenta aos desafios dos produtores rurais em todo o estado, oferecendo apoio e insights para inovação no campo. O programa é uma plataforma importante para compartilhar as dificuldades do setor, ao mesmo tempo em que aponta caminhos para melhorar a produtividade e a sustentabilidade agrícola.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet