Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
informe o texto

Notícias | Polêmicas

Advogado denuncia suposto descarte de soro de leite a céu aberto no Araguaia

O prefeito do município, Jeovan Faria, e o presidente da Campileite, Rodrigo de Oliveira, afirmam que as acusações são infundadas

07/01/2025 | 15:59

Semana 7

Advogado denuncia suposto descarte de soro de leite a céu aberto no Araguaia

Foto: Reprodução

O advogado Misael Luiz Inácio apresentou uma denúncia junto a Ouvidoria da Prefeitura de Campinápolis sobre um suposto descarte irregular de resíduos provenientes da indústria de laticínios. Os alvos da denúncia encaminhada aos órgãos são a Campileite (Cooperativa dos Produtores de Leite) e o atual prefeito do município, Jeovan Faria, que também é sócio da instituição.

Protocolada na última quinta-feira (2), a denúncia de Misael relata que há anos a cooperativa estaria descartando soro do leite a céu aberto em um terreno próximo e sem estação de tratamento, causando mau cheiro pelo município e poluição do meio ambiente.

“O soro é um resíduo considerado muito preocupante por sua significativa taxa de matéria orgânica, principalmente pela lactose e pelas proteínas, o que causa acentuado impacto ambiental se lançado ao meio ambiente sem tratamento. O soro de leite apresenta elevadas quantidade de compostos orgânicos, o que acaba tornando-o um subproduto poluidor, que quando liberado ao meio ambiente sem nenhum tratamento tem a capacidade de poluir 100 vezes mais que o esgoto doméstico”, diz trecho da denúncia.

Misael solicitou que a Campileite seja multada e interditada até a regularização do tratamento, onde seus sócios (incluindo o atual prefeito Jeovan Faria) também deverão responder por crime ambiental de poluição, com pena prevista de um a três anos de reclusão, ora monitorando o tratamento de efluentes no local, para verificar se o sistema foi regularizado.

Ao Semana7, o presidente da Campileite, Rodrigo de Oliveira, negou a informação de que o material é despejado a céu aberto e explicou que o soro é levado para um local de tratamento. “Não é descarte a céu aberto, nós temos um local para fazer o tratamento dos afluentes que saem do laticínio. Ele é licenciado, é tudo organizado e vistoriado. Essa denúncia é infundada”, disse.

Rodrigo ainda ressaltou que a denúncia feita pelo advogado Misael não passa de implicância. “Olha, eu vejo ela mais como cunho político, porque devido o Jeovan ter ido para a prefeitura, aí começam essas piscinas, começam a denunciar para prejudicar e tentar atingi-lo, como ele já foi presidente da cooperativa”, afirmou.

O prefeito de Campinápolis, Jeovan Faria, também foi procurado pela equipe do jornal e disse não estar à frente da Campileite desde junho do ano passado e que não tem conhecimento das acusações feitas.

“Não vi nada de denúncia na Ouvidoria, até porque a gente está ainda fazendo a transição, organizando as coisas. Não procede [a denúncia], a cooperativa tem um sistema que filtra o soro, faz a concentração do material e, além disso, ainda tem o atendimento ao produtor rural. O caminhão leva ou produtor busca o soro”, explicou o gestor.

A denúncia apresentada ainda sugere a necessidade de se realizar o tratamento biológico dos resíduos junto ao tratamento físico-químico. “Baseado na ação de microrganismos, como bactérias, que consomem a matéria orgânica presente nos efluentes. Esse processo ocorre em lagoas de aeração, onde os microrganismos são fornecidos com oxigênio para degradar a matéria orgânica. Em seguida, os efluentes passam por lagoas de decantação, onde o material sólido se separa, formando o lodo de esgoto. Este método é especialmente eficaz na remoção de matéria orgânica biodegradável, como restos de alimentos e resíduos de caixas de gordura”.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet