A licença ambiental que faltava para a pavimentação do Lote A da BR-158, na região Norte Araguaia, foi emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na terça-feira (13). A informação foi confirmada pelos ministros da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, e dos Transportes, Renan Filho.
Conforme apurado pelo site Olhar Alerta, as obras da rodovia federal foram divididas em dois lotes, que atravessam os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista.
O Lote A tem extensão de 93,99 km e está orçado em cerca de R$ 179 milhões. Já o Lote B, com 101 km, tem um orçamento previsto de R$ 249 milhões.
De acordo com o superintendente do DNIT em Mato Grosso (DNIT-MT), Djalma Silvestre, com a conclusão do licenciamento de instalação do contorno leste e do primeiro trecho do Lote A, que possui 12 quilômetros de extensão, o asfaltamento de 86 quilômetros até o município de Alto Boa Vista será realizado ao longo de 2025.
Primeiros 12 km
As obras de pavimentação da BR-158 foram lançadas em setembro de 2023, inicialmente com a aprovação de 12 km. No entanto, as intervenções só começaram oito meses depois e, passados um ano e quatro meses desde o lançamento, o asfaltamento ainda não foi concluído.