Sexta-feira, 18 de abril de 2025
informe o texto

Notícias | Polícia

Ibama apreende aves silvestres sem origem legal em Querência

Animais foram encontrados em Querência e em Barra do Garças

21/03/2025 | 09:19

Redação

Ibama apreende aves silvestres sem origem legal em Querência

Foto: Ascom

Por meio da Operação Arthemis, realizada nessa segunda-feira (17) em Mato Grosso, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resgatou diversas aves silvestres ameaças de extinção do tráfico ilegal.

Agentes ambientais, por meio da área de inteligência do Instituto, identificaram passeriformes das espécies curió, coleirinha e chorão que foram vítimas do tráfico de animais silvestres na região norte do estado. As aves eram mantidas de forma irregular em Querência (MT) e foram apreendidas pela Polícia Militar. 

Em um cativeiro em Barra do Garças (MT), a fiscalização encontrou e apreendeu três papagaios-verdadeiros, espécie ameaçada de extinção, sem origem legal.

As multas aplicadas aos responsáveis ultrapassam R$ 20 mil. Os infratores responderão legalmente pelos atos cometidos, podendo sofrer punições administrativas, civis e penais.

Destinação

Sete curiós dentre os resgatados estavam em bom estado de saúde e foram devolvidos à natureza. Os demais animais serão encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), onde receberão cuidados especializados antes de serem reintegrados ao meio ambiente para viverem em liberdade.

A posse ou uso de animais da fauna brasileira sem autorização infringe a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) e o Decreto 6.514/08. O Ibama reforça que crimes ambientais não serão tolerados e que investigações rigorosas continuarão a ser realizadas para coibir a exploração ilegal da fauna brasileira. O compromisso da instituição com a proteção do meio ambiente é inegociável, garantindo que a biodiversidade do país seja preservada e respeitada para as futuras gerações.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet