Quinta-feira, 10 de julho de 2025
informe o texto

Notícias | Eleições

Desembargador Marcos Machado é o novo presidente do TRE-MT

Posse aconteceu na manhã desta terça-feira (29)

30/04/2025 | 06:49

Repórter MT

Desembargador Marcos Machado é o novo presidente do TRE-MT

Desembargador vai comandar a Corte Eleitoral pelo próximo biênio 2025-2027

Foto: TJMT

O desembargador Marcos Henrique Machado foi eleito como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), pelo próximo biênio 2025-2027, em sessão realizada na manhã desta terça-feira (29).

Na mesma sessão, a desembargadora Serly Marcondes Alves foi reconduzida ao cargo de vice-presidente/corregedora-geral, que já ocupava na última gestão. No entanto, ela se recusou a tomar posse como vice novamente sob alegação de impedimento e, em seu lugar, foi empossado interinamente o desembargador Mario Kono.

Marcos Machado e Serly Marcondes foram eleitos para suceder a gestão da desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, que encerrou nessa segunda-feira (28), e chefiar o processo eleitoral de 2026 em todo o estado de Mato Grosso. 

Os desembargadores foram escolhidos em outubro de 2024 pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para comandar o TRE-MT no próximo biênio. Marcos teve 20 votos e Serly 17. 

Serly Marcondes, no entanto, entrou com recurso no TSE alegando seu impedimento em ser empossada para o mesmo cargo, visto já que ocupou a vice-presidência no ano passado. Antes de apreciar o recurso, o TSE mandou que o plenário do TRE se manifestasse e isso ocorreu na sessão desta terça, ocasião em que eles validaram o resultado da eleição que coloca Marcos Machado como presidente. 

Além dos dois desembargadores, o Pleno do TRE é composto pelos juízes-membros titulares Edson Dias Reis (juiz de Direito), Luis Otávio Pereira Marques (juiz de Direito) e Juliana Maria da Paixão Araújo (juíza federal), além dos advogados Raphael de Freitas Arantes e Pérsio Oliveira Landim, que foram nomeados no último dia 24 de abril e tomarão posse em breve.

A gestão tem ainda, atuando como substitutos, os juízes-membros: Mário Roberto Kono de Oliveira (desembargador), Guilherme Michelazzo Bueno (juiz federal), Claudio Roberto Zeni Guimarães (juiz de Direito), Gilberto Lopes Bussiki (juiz de Direito) e Welder Queiroz dos Santos (jurista).

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet