Transformar um desenho feito à mão em uma imagem digital com inteligência artificial se tornou uma tendência entre usuários do ChatGPT. A prática ganhou força nas redes sociais e tem sido usada para criar convites personalizados, imagens de divulgação e até plantas de imóveis.
Para isso, muitas pessoas têm recorrido ao bom e velho lápis e papel — e compartilhado o processo nas redes sociais.
No TikTok, vídeos com esse tipo de experimento têm milhares de visualizações. Usuários compartilham truques e mostram os resultados que obtiveram com diferentes tipos de esboços.
Veja abaixo como gerar imagens digitais a partir de rascunhos 🎨:
- em uma folha em branco, faça um desenho com as informações que você quer que apareçam na arte digital gerada pela inteligência artificial;
- tire uma foto desse desenho com o seu celular e anexe a imagem no ChatGPT;
- dê um comando (prompt) explicando como a imagem digital deve ficar. Lembre-se de que quanto mais detalhes você fornecer no comando, mais preciso será o resultado da IA.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/u/X/dYL9ewTty4bn0cmey7Sg/fotojet-59-.jpg)
De convite de aniversário a planta de um imóvel ✏️
Em um vídeo com 63 mil visualizações no TikTok, Patrícia Torres mostra como criou um convite de aniversário infantil usando esse método.
"Coloquei no papel tudo o que queria que aparecesse: nome, idade, elementos e um breve texto. Tirei a foto, abri o ChatGPT, anexei a imagem e usei um prompt (veja um trecho abaixo)", explica ela na publicação.
"Gostaria de transformar este esboço feito à mão em uma imagem realista, com estética cinematográfica e emoção visual. A imagem deve retratar um menino de 11 anos (no estilo cartoon) em uma cena de celebração ao ar livre, com elementos conforme o rascunho enviado [...]"
Em outro vídeo, o usuário Pedro Valentim compartilha uma dica mais elaborada: ele sugere incluir no próprio rascunho, feito à mão, setas e instruções que sirvam como direcionamento para a inteligência artificial.
Caso a imagem envolva a presença da própria pessoa, ele recomenda tirar algumas fotos antes e anexá-las junto com o esboço para que o resultado fique mais preciso.
Em outra experiência, o influenciador Thiago Augusto mostrou no TikTok que é possível desenhar a planta da própria casa e pedir para a inteligência artificial transformá-la em algo mais profissional.
Ao anexar a imagem no ChatGPT, ele recomenda incluir no prompt o estilo desejado e orientar o robô a se atentar com as dimensões e os tamanhos dos cômodos indicados no desenho.
Nos testes dele, a tecnologia pôde gerar uma planta colorida e já mobiliada.
E em outras IAs? 🤔
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/V/4/5OfsOmS2uSiDlX3BizbQ/fotojet-61-.jpg)
Embora muitos vídeos recomendem o uso do ChatGPT, também é possível testar o mesmo comando em outras inteligências artificiais.
O g1 fez alguns testes enviando um retrato feito à mão para o ChatGPT e comparou o resultado com o de outras IAs que também geram imagens: Gemini, Copilot e Grok (veja o desenho original abaixo e os resultados na imagem acima).
Entre as quatro, o ChatGPT foi o que mais se manteve fiel ao desenho original. O Grok, do X de Elon Musk, teve o segundo melhor desempenho, enquanto o Copilot gerou uma imagem com elementos que não apareciam no esboço.
No caso do Gemini, embora a ferramenta afirme ser capaz de gerar imagens, ao receber o desenho respondeu: "Sou uma IA com base em texto, então não consigo te ajudar com isso".
O DeepSeek não foi incluído no teste por ainda não oferecer essa funcionalidade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/k/y/S9rihDR2CB9jVltpW4hg/fotojet-62-.jpg)