Sexta-feira, 13 de junho de 2025
informe o texto

Notícias | Agro

MT vai abater todas as aves de criação que registrou caso

Propriedade rural de Campinápolis, onde foi detectado o H5N1, passará por desinfecção total

10/06/2025 | 08:15

Folhapress

MT vai abater todas as aves de criação que registrou caso

Servidores do Indea, em Campinápolis

Foto: Reprodução

A confirmação da detecção do vírus da gripe aviária numa criação de aves domésticas de subsistência em Campinápolis (MT) provocou a adoção de uma série de medidas que incluem uma barreira sanitária e o abate de todas as aves existentes no local. 

As medidas foram anunciadas pelo Indea-MT (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso) após o Ministério da Agricultura e Pecuária divulgar o caso, neste domingo (8). 

Agentes do instituto mato-grossense se deslocaram para Campinápolis, município distante 505 quilômetros da capital, Cuiabá, para a inspeção de todas as propriedades rurais num raio de dez quilômetros do local afetado. 

Na propriedade onde houve a detecção da gripe aviária, foi criada uma barreira sanitária para impedir o trânsito de animais, materiais e equipamentos potencialmente contaminados. O local também passará por desinfecção total. 

Todas as aves existentes no local serão abatidas, conforme o Indea. O número total não foi divulgado. 

De acordo com o ministério, a ocorrência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, e o Indea afirmou que não há risco à saúde humana pelo consumo de carne de frango ou ovos. 

No raio de dez quilômetros não há estabelecimentos avícolas comerciais, segundo a pasta. 

"O foco confirmado em aves de subsistência também não altera o período de 28 dias de vazio sanitário após a desinfecção da área em Montenegro [RS], onde foi confirmado um foco de gripe aviária em um matrizeiro de aves comerciais", diz o ministério. 

O que é o H5N1? 

O H5N1é uma variante do vírus da gripe comum. Brandão explica que todos os tipos da família influenza apresentam um nome e um sobrenome, ou seja, um 'H' e um 'N'. 

Na vacina anual contra a gripe, um dos vírus de influenza mencionados é o H1N1. Enquanto o H5N1, que é bastante comum em aves, é outra forma em que um vírus da gripe pode aparecer. 

Desde quando o vírus circula?  

Circula agora uma mutação do H5N1, mas existe um ancestral do vírus que já é conhecido desde 1996, infectando gansos. "O vírus atual existe desde 2020, tomou África, Ásia e Europa e, entre 2022 e 2023, chegou ao continente americano", afirma Brandão. 

No Brasil, há registro em animais silvestres desde 2023, quando houve a confirmação da doença no Espírito Santo. Houve casos em ao menos sete estados. 

Qual o nível de fatalidade entre as aves?  

De acordo com o professor, trata-se de um vírus extremamente letal para esses animais, que se transmite muito rapidamente nessas populações. "Galinhas, frangos e outras aves mantidas em criação humana são altamente suscetíveis e é comum que essa alta letalidade seja ainda mais observada em granjas". O motivo são as condições de criação, com muitos animais em pouco espaço. 

É seguro consumir carnes e ovos de aves após a confirmação do vírus? 

Sim. Órgãos de governos como o Ministério da Agricultura e a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul informaram que o consumo de carne de aves e ovos armazenados em casa ou em pontos de venda é seguro. Paulo Eduardo Brandão, professor da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, explica que a influenza aviária não é transmitida para pessoas pelo consumo de carne ou de ovos, mesmo nos casos em que a ave estiver infectada. "Isso acontece sobretudo porque o consumo de qualquer carne de frango deve ser bem passada, não só pensando na gripe aviária, como também em outras doenças."

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet