Sexta-feira, 13 de junho de 2025
informe o texto

Notícias | Eleições

MDB quer “oxigenação” em chapas para 2026: "Novos nomes"

Sigla deve fazer se federalizar com Republicanos; em MT busca manter quatro cadeiras na AL e duas na Câmara

10/06/2025 | 08:22

Mídia News

MDB quer “oxigenação” em chapas para 2026:

O ex-prefeito Leo Bortolin, que falou sobre as eleições de 2026

Foto: Reprodução

Presidente da Associação Mato-Grossense de Municípios, o ex-prefeito de Primavera do Leste Léo Bortolin afirmou que o MDB deve lançar novas lideranças visando cadeiras na Assembleia Legislativa e Câmara Federal na eleição do ano que vem. 

A intenção é – ao menos – manter o número de vagas no Legislativo estadual (três) e federal (duas).

Os convites aos possíveis nomes que já começaram a ser feitos, ocorre em meio a indefinição sobre o cenário eleitoral. A principal delas é sobre a federação que o MDB vislumbra com o Republicanos. 

“Ainda é muito cedo para a gente poder ter uma definição sobre quadros dos nomes que vão concorrer. Agora, uma coisa afirmo: vai ter uma oxigenação com outras pessoas, outros políticos e outros partidos que vêm disputar dentro do MDB”, afirmou Bortolin. 

Há alguns meses, se fala em uma saída quase certa dos deputados federais Emanuelzinho e Juarez Costa da sigla, visando a eleição. Ambos estariam descontentes com a falta de prioridade que a sigla estaria tratando a chapa a federal.  

Agora, com a Federação, há perspectivas para que Juarez permaneça. 

“No rascunho que a gente tem feito, eu acredito que nós vamos realmente conseguir conquistar o mesmo número de cadeiras e é claro que a gente torce para que todos se mantenham dentro do MDB”, disse. 

Já na chapa a estadual o MDB tem Dr. João, Thiago Silva, Juca do Guaraná e Janaina Riva – que já anunciou que deve concorrer ao Senado. A escolha de Janaina pela candidatura pode fazer com que os estaduais troquem de sigla na janela partidária (aberta em abril).  

“Agora, é claro que essas tratativas das federações, às vezes, vão fazer com que um ou outro diga: ‘não, eu não aceito esse projeto de majoritário, eu vou acabar migrando’”, disse. 

Léo afirmou que assim que fechada as negociações sobre a federação, o MDB deve divulgar os nomes para a chapa proporcionais para 2026.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet